Search
Close this search box.

POLÍCIA

6º Batalhão da PMAC comemora 50 anos de história no Vale do Juruá

Publicados

POLÍCIA



6º Batalhão da PMAC comemora 50 anos de história no Vale do Juruá

O 6º Batalhão da Polícia Militar do Acre (PMAC), sediado a cidade de Cruzeiro do Sul, completou 50 anos de atuação no Vale do Juruá, consolidando-se como uma das instituições mais importantes para a segurança pública na região. A programação comemorativa teve início no dia 7 de dezembro, com o 5º Baile Sentinela do Juruá e segue até janeiro de 2025, com diversas atividades marcando as celebrações.

Na tarde desta quarta-feira, 18, uma solenidade especial foi realizada no quartel da unidade. Durante o evento, marcado por condecorações e reconhecimentos, a instituição celebrou a dedicação e o comprometimento de militares e parceiros da segurança pública. A cerimônia contou com a presença da comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata Freitas, do subcomandante-geral, coronel Kleison Albuquerque, além de oficiais, praças e autoridades civis e militares.

A comemoração das cinco décadas de existência segue com um torneio de futebol entre as subunidades e órgãos da segurança pública, marcado para o dia 23 de dezembro, e o Desafio 7k Sentinela do Juruá, previsto para 5 de janeiro de 2025.

Importância histórica

Conhecida como “Sentinela do Juruá”, por atuar com o comprometimento de guardar, vigiar toda a região, a unidade militar nasceu em 18 de dezembro de 1974, com a instalação do 1º Pelotão da Polícia Militar em Cruzeiro do Sul. Desde então, com o aumento de seu efetivo e melhorias estruturais significativas, evoluiu, passando de Companhia Independente para Batalhão em 1999, e assumindo a denominação atual em 2009.

Ao longo de cinco décadas, o 6º BPM desempenhou um papel crucial na proteção da população do Vale do Juruá e de regiões vizinhas, com destaque para o policiamento fluvial, rural e comunitário. Sua área de atuação inclui os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, além de vilas e povoados.

O comandante interino da unidade, capitão Daniel Teixeira, destacou a importância da data. “Estes 50 anos são muito significativos. Estamos concretizando a soberania de nossa instituição na região mais ocidental do Brasil. Foram anos de operações, que garantiram a proteção dos direitos humanos, a justiça e a paz social. Comemoramos essa data com muito orgulho, reafirmando o trabalho dos pelotões e das equipes que atuam em locais tão distantes, sempre comprometidos e honrando o legado deixado pelos nossos veteranos”, pontuou.

Já a coronel Marta Renata, comandante-geral da PMAC, ressaltou que celebrar o Jubileu de Ouro da Polícia Militar em Cruzeiro do Sul é mais do que um marco histórico para a instituição. É também um reconhecimento ao compromisso e à dedicação dos militares que atuam na região. “Essa data remonta uma história de conquistas, construída com coragem, profissionalismo e um profundo senso de responsabilidade que nossos militares demonstram ao longo desses 50 anos, superando desafios em locais remotos e com muitas especificidades geográficas. É um legado que reflete o vínculo entre a Polícia Militar e a comunidade do Vale do Juruá. Que essa celebração nos inspire a honrar essa história e fortalecer ainda mais a nossa presença e atuação na região”, afirmou.



Source link

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Ação rápida da PMAC resulta na prisão de dois envolvidos na morte de vigilante

Publicados

em

Uma ação rápida da Polícia Militar do Acre (PMAC) resultou na captura de dois homens suspeitos de envolvimento na morte do vigilante que trabalhava em uma escola pública no bairro Palheiral. O crime ocorreu na manhã de segunda-feira, 07.

Segundo informações os criminosos invadiram a instituição de ensino com intenção de subtrair a arma de fogo do vigilante, após uma troca de tiros, o vigilante foi atingido e não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local, um dos criminosos foi alvejado e está hospitalizado, no momento outros dois suspeitos fugiram.

A Polícia Militar agiu prontamente após ser acionada e, em buscas e patrulhamento na região, conseguiu localizar e prender dois dos suspeitos. O terceiro indivíduo envolvido na ação criminosa encontra-se hospitalizado.

Os envolvidos foram encaminhados à delegacia de flagrantes (Defla) para que fossem tomadas as providências cabíveis ao fato.

Source link

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

POLÍTICA AC

ACRE

POLÍCIA

202560

MAIS LIDAS DA SEMANA