A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Administrativa, deu início oficial à Semana do Servidor 2025, nesta quarta-feira (22), com um evento inaugural realizado no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC).
Sob o tema “Cuidar de quem Cuida”, a programação especial se estenderá até o dia 30 de outubro, oferecendo aos servidores públicos municipais uma série de oficinas, atividades de relaxamento e momentos de integração, reforçando o compromisso da gestão com o bem-estar e a valorização de seus colaboradores.
O evento inaugural foi realizado no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC). (Foto: Vitória Souza/Secom)
A Semana do Servidor busca reconhecer o papel fundamental desempenhado pelos trabalhadores na administração pública, enfatizando que o bem-estar físico, mental e emocional desses profissionais é crucial para a excelência e o bom funcionamento de toda a gestão municipal.
O prefeito Tião Bocalom, na imagem ao lado da primeira-dama Kelen Bocalom, destacou a importância de um atendimento de qualidade à população, reforçando seu pedido contínuo aos servidores. (Foto: Vitória Souza/Secom)
O prefeito Tião Bocalom destacou a importância de um atendimento de qualidade à população, reforçando seu pedido contínuo aos servidores. “A excelência no serviço público é fundamental, então por isso que toda vez, desde quando fui prefeito de Acrelândia, sempre falava com os nossos trabalhadores: ‘Por favor, atendam bem ao público’. Cheguei em Rio Branco e passo o tempo pedindo a mesma coisa, tanto é que está dentro daquele mural da Disciplina que está em todas as secretarias e fala sobre atender bem ao público”, salientou o gestor municipal.
“A vida é um eterno aprendizado, eu acho que é muito importante quando cada servidor vem para essas palestras, a nossa vida, todo dia, é diferente”, completou Bocalom. (Foto: Vitória Souza/Secom)
Ele também falou da importância de os servidores participarem de palestras como essa e da valorização de cada profissional para o serviço público: “A vida é um eterno aprendizado, eu acho que é muito importante quando cada servidor vem para essas palestras, a nossa vida, todo dia, é diferente. Então, os nossos comportamentos não podem ser da mesma forma a vida inteira, temos que estar sempre melhorando. Nossos servidores também são muito importantes, precisamos sempre valorizá-los. É nessa linha que eu sempre vou pedir para quem trabalha comigo, seja público ou privado, vamos atender bem as pessoas”, completou Bocalom.
Ele também falou da importância dos servidores participarem de palestras como essa e da valorização dos mesmos para o serviço público. (Foto: Vitória Souza/Secom)
O secretário municipal de Gestão Administrativa, Marcus Lucena, ressaltou que a proposta da edição 2025 é trazer um olhar mais humano para as necessidades dos servidores.
O secretário municipal de Gestão Administrativa, Marcus Lucena, ressaltou que a proposta da edição 2025 é trazer um olhar mais humano para as necessidades dos servidores. (Foto: Vitória Souza/Secom)
“Sabemos que para atendermos bem a nossa população, temos que ter a visão de que o nosso servidor tem que estar satisfeito. O prefeito Tião Bocalom pediu que, neste ano de 2025, a gente abordasse o servidor de uma forma diferenciada, onde a motivação dele saísse das fronteiras da gestão e chegasse na comunidade. Com este ano e novo olhar sobre a gestão, estamos levando uma satisfação direta ao servidor”, evidenciou Lucena.
Felicidade e acolhimento no ambiente de trabalho
A abertura da Semana do Servidor contou com a palestra “Felicidade no trabalho, a fórmula: acolher quem acolhe! Cuidar de quem cuida!”, ministrada por Vanessa Vogliotti. A palestrante reforçou a necessidade de reconhecer o valor de cada servidor e de cultivar ativamente o bem-estar no dia a dia.
“A primeira missão que eu trago aqui é para que eles [servidores], de fato, se sintam felizes, não tenham dúvida de que são importantes”, disse Vanessa Vogliotti. (Foto: Vitória Souza/Secom)
“A primeira missão que eu trago aqui é para que eles [servidores], de fato, se sintam felizes, não tenham dúvida de que são importantes,” disse Vanessa Vogliotti.
“Também para que consigam ver as belezas que nós temos no dia a dia e não esperar a felicidade só como aquela última etapa. A composição da felicidade é tão ampla… Eu acho que é ver prazer no trabalho e isso vai desaguar para o cidadão rio-branquense”, exemplificou.
Para os servidores presentes, a iniciativa da Prefeitura representa mais do que uma celebração. (Foto: Vitória Souza/Secom)
Para os servidores presentes, a iniciativa da Prefeitura representa mais do que uma celebração, é um reconhecimento direto ao esforço e dedicação diária.
O que os servidores disseram?
Sheila Lamper, servidora: “A gente fica muito feliz com essa valorização, percebemos que a Secretaria, junto ao secretário Marcus, tem dado uma atenção ao servidor público, tem trazido essa valorização por meio de cursos, se preocupando não só com a capacitação, mas também com a valorização da qualidade de vida do servidor no trabalho. Então, nos sentimos muito prestigiados e valorizados com essas ações que vêm acontecendo.”
“A gente fica muito feliz com essa valorização, percebemos que a Secretaria, junto ao secretário Marcus, tem dado uma atenção ao servidor público”, disse Sheila Lamper. (Foto: Vitória Souza/Secom)
Mykaella Fernandes, servidora: “Como eu estava conversando com as colegas, a gente no meio do trabalho tem aquele ritmo muito mecânico, então quando há essas coisas, essa valorização do servidor, a gente se sente mais importante, renovado e com aquele vigor de trabalhar, porque sabemos que estamos sendo vistos de algum modo e cuidados também.”
“Essa valorização do servidor, a gente se sente mais importante, renovado e com aquele vigor de trabalhar”, celebrou Mykaella Fernandes. (Foto: Vitória Souza/Secom)
A programação da Semana do Servidor 2025 segue até o dia 30 de outubro, garantindo que o cuidado e a atenção da gestão cheguem a todos que se dedicam ao serviço público municipal.
As frases do filósofo grego da Antiguidade Aristóteles — “Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito” — e do empresário, inventor e investidor americano Steve Jobs — “Não é o dinheiro que importa, são as pessoas que você tem e como você as lidera” — refletem bem a gestão bem-sucedida da Prefeitura de Rio Branco. Elas enfatizam a importância de ações consistentes, do desenvolvimento de pessoas e da liderança eficaz para alcançar resultados grandiosos.
Segundo Festival da Macaxeira e do Agronegócio cai no gosto popular e demonstra, mais uma vez, a força e o poder da Agricultura Familiar. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Prova disso é o segundo Festival da Macaxeira e do Agronegócio, que caiu no gosto popular e demonstrou, mais uma vez, a força e o poder da Agricultura Familiar como mola propulsora da economia local e da geração de emprego. O evento comprova que, com apoio e incentivo, é possível alcançar patamares ainda mais altos.
Durante três dias, rio-branquenses e visitantes de outros municípios lotaram o parque urbano Horto Florestal. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Durante três dias, rio-branquenses e visitantes de outros municípios lotaram o parque urbano Horto Florestal, palco da segunda edição do Festival da Macaxeira e do Agronegócio, onde puderam conferir toda a potencialidade agrícola da capital acreana.
“Campo pobre, cidade pobre. Campo rico, cidade rica”
O grande incentivador da festa, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, comemorou o sucesso do evento e avaliou de forma positiva os resultados obtidos com os incentivos prestados à Agricultura Familiar.
“O Festival da Macaxeira é a grande vitrine que a gente precisava para poder mostrar o sucesso do campo”, avaliou Tião Bocalom. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“O Festival da Macaxeira é a grande vitrine que a gente precisava para poder mostrar o sucesso do campo. Está aqui para quem quiser ver, quem veio está feliz, está gostando. E é isso que nós queremos. O Festival da Macaxeira é a nossa vitrine do homem do campo, principalmente da agricultura familiar. É para isso que nós trabalhamos”, asseverou o prefeito de Rio Branco.
“Eu estou muito feliz, porque o caminho é esse, não tem outro. Nossa terra é santa, tudo que você planta produz”, avaliou o Prefeito.
O gestor falou do planejamento do Festival e da importância da agricultura familiar. “Isso tudo foi planejado, pois não adianta falar em cidade rica com campo pobre. Quem melhora a vida da cidade é o campo. Por isso investimos pesado nos últimos quatro anos e continuamos investindo agora no campo, fazendo ramal, mecanizando, doando calcário. Seis mil toneladas de calcário. Nunca um prefeito fez isso, arrumou seis mil toneladas de calcário para os produtores da agricultura familiar, dando todo o suporte para que a gente possa produzir no campo e trazer para a cidade. A riqueza brota no campo, se multiplica e vem para a cidade. É isso que faz a riqueza. Eu estou muito feliz, porque o caminho é esse, não tem outro. Nossa terra é santa, tudo que você planta produz”, avaliou o Prefeito.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
%d
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.