Search
Close this search box.

POLÍCIA

PCC tem setor que planeja assassinatos de autoridades e resgate de chefes presos

Publicados

POLÍCIA


Investigação do Ministério Público descobriu como atua o setor do PCC que é responsável por planejar assassinatos de autoridades e tentativas de resgate de chefes da facção presos.

Segundo o MP, tal célula do crime organizado é estruturada de forma compartimentada e altamente disciplinada. Os integrantes são responsáveis por realizar levantamentos detalhados da rotina de autoridades públicas e de seus familiares, com a clara finalidade de preparar atentados contra esses alvos previamente selecionados.

De acordo com os elementos colhidos, os criminosos já haviam identificado, monitorado e mapeado os hábitos diários de autoridades, num plano meticuloso e audacioso que demonstrava o grau de periculosidade e ousadia da organização.

O setor opera sob rígido esquema de compartimentação, no qual cada integrante desempenhava uma função específica, sem conhecer a totalidade do plano, o que dificultava a detecção da trama.

O grupo planejava matar o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, da região de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, e o diretor de presídios Roberto Medina.

Medina e Gakiya são velhos alvos do PCC. Ambos já tiveram seus nomes envolvidos em outros planos da facção. Eles eram apontados pelos criminosos como “cadáveres excelentes”, ou seja, vítimas notórias do crime organizado.

Gakiya é um dos principais responsáveis por investigar a facção no País. Ele é membro do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco) do Ministério Público Estadual e atua contra o PCC há mais de 20 anos.

Medina é coordenador das penitenciárias da região oeste de São Paulo, onde está detida a maioria das lideranças do PCC no Estado.

Segundo as investigações, os criminosos monitoraram a mulher de Medina, que teve o carro fotografado. No celular de um dos faccionados, os policiais encontraram prints e áudios que mostram ele negociando fuzis, “além de coletar prints de mapas de georreferenciamento indicando localizações precisas em Presidente Prudente, inclusive, da sede do Ministério Público de Presidente Prudente”.

Em coletiva de imprensa no mês passado, o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, comentou sobre o grupo do PCC treinado para matar autoridades.

Chamado de “Restrita Tática”, os integrantes aprendem a usar diversos armamentos. “Esses indivíduos desse setor chamado Restrita Tática são aqueles que são treinados para realizar atentados contra autoridades. Então, eles passam por treinamento de diversos armamentos. (…) É o que se tem hoje, infelizmente, e é por isso que a gente não pode subestimar a organização criminosa. Temos que enfrentar as organizações criminosas com muita inteligência e com tolerância zero, porque eles são extremamente perigosos.”

Terra



Source link

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Pedestre é atropelado em cima da faixa e fica em estado gravíssimo em Rio Branco

Publicados

em

 

Casal de adolescentes avançou o sinal vermelho e atingiu o homem que atravessava na faixa de pedestres

Um pedestre ficou em estado gravíssimo após ser atropelado por um casal de adolescentes que trafegava em alta velocidade em uma motocicleta, na tarde desta sexta-feira (24), na Rua Valdomiro Lopes, que divide os bairros Conquista e Manoel Julião, em Rio Branco (AC).

Segundo informações de uma testemunha que presenciou todo o acidente, a vítima, identificada como Francisco de Assis Costa da Silva, de 47 anos, tentava atravessar a via sobre a faixa de pedestres quando foi surpreendida pelo casal, ambos de 16 anos, que pilotava uma motocicleta modelo Honda Fan, de cor preta, em alta velocidade no sentido Centro-bairro. Os adolescentes teriam avançado o sinal vermelho e atropelado o pedestre em cima da faixa.

Com o impacto, Francisco foi arremessado ao solo e bateu fortemente o rosto no asfalto, ficando em estado gravíssimo. Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que enviou a ambulância 04 de suporte básico. Ao chegar ao local e constatar a gravidade dos ferimentos, a equipe solicitou apoio da ambulância 02 de suporte avançado, que chegou rapidamente.

A vítima, que estava inconsciente, foi imobilizada e colocada dentro da ambulância. Durante o atendimento, Francisco recobrou a consciência bastante agitado, exigindo que a equipe o sedasse e o entubasse para estabilização. Em seguida, ele foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, apresentando traumatismo craniano encefálico (TCE) gravíssimo, ferimento corto-contuso na face, sangramento ativo, fratura no joelho e suspeita de embriaguez. O paciente foi entregue à equipe médica de plantão no setor de traumatologia.

O casal de adolescentes foi atendido pela ambulância de suporte básico e levado à UPA Franco Silva, na Baixada da Sobral, com escoriações leves. Após receberem alta médica, foram conduzidos à Delegacia Central de Flagrantes (Defla), por não possuírem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A motocicleta foi apreendida e levada para o pátio do Detran, por estar com a documentação irregular.

Uma guarnição do 1º Batalhão da Polícia Militar, que passava pelo local, prestou apoio na sinalização até a chegada do Batalhão de Trânsito (BPTran), que realizou todos os procedimentos de praxe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

POLÍTICA AC

ACRE

POLÍCIA

302714

MAIS LIDAS DA SEMANA