ACRE
Acre recebe 26 unidades de medicamento inédito para tratamento do câncer de mama no SUS
ACRE
No mês do Outubro Rosa, o Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote do Trastuzumabe Entansina, medicamento de última geração incorporado ao SUS para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo — uma forma agressiva da doença que estimula o crescimento das células tumorais. A remessa, com 11.978 unidades (6.206 de 100 mg e 5.772 de 160 mg), chegou no dia 13 de outubro a Guarulhos (SP). Desse total, 26 frascos são destinados ao estado do Acre e serão entregues nesta sexta-feira (24). O medicamento será distribuído à secretaria estadual de saúde, que fará a dispensação conforme os protocolos clínicos vigentes.
Ao todo, serão 4 lotes do medicamento. As próximas entregas estão previstas para dezembro de 2025, março e junho de 2026. Os insumos atenderão 100% da demanda atual pelo medicamento no SUS, beneficiando 1.144 pacientes ainda em 2025.
“É um avanço gigantesco para a oncologia nacional, com o primeiro protocolo clínico voltado a esse tratamento. Trata-se de uma medicação muito esperada pela nossa população, que poderá reduzir em até 50% a mortalidade das pacientes com câncer de mama do tipo HER2 positivo. É uma grande vitória para a saúde pública e para o povo brasileiro”, afirmou o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto.
O investimento total é de R$ 159,3 milhões para a compra de 34,4 mil frascos-ampola do medicamento — sendo 17,2 mil unidades de 100 mg e 17,2 mil de 160 mg. O Ministério da Saúde negociou a compra no valor de cerca de 50% abaixo do mercado, garantindo economia de aproximadamente R$ 165,8 milhões e ampliando o acesso ao tratamento no SUS.
Sobre o tratamento
O medicamento é indicado para mulheres que ainda apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial, geralmente em casos de câncer de mama HER2- positivo em estágio III. A nova terapia representa um avanço no cuidado, ampliando as opções de tratamento no SUS e oferecendo melhores perspectivas de controle da doença e qualidade de vida.
Além do Trastuzumabe Entansina, o Ministério avança na oferta dos inibidores de ciclinas (abemaciclibe, palbociclibe e ribociclibe) indicados para o tratamento de câncer de mama avançado ou metastático com receptor hormonal positivo e HER2- negativo.
A portaria que autoriza a compra descentralizada desses medicamentos, por meio da Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (APAC), será publicada ainda neste mês. Esse modelo permite que estados e municípios realizem diretamente a aquisição dos medicamentos, com financiamento federal, otimizando a logística e garantindo que o tratamento chegue com mais agilidade às pacientes atendidas nos serviços especializados.
Ampliação de mamografia
Recentemente o Ministério da Saúde anunciou mudança na faixa etária para realização da mamografia no SUS. A partir de agora o exame está disponível também para mulheres a partir dos 40 anos, mesmo na ausência de sintomas de câncer. A ampliação da faixa etária fortalece o diagnóstico precoce e o acesso à assistência, especialmente para mulheres que antes encontravam barreiras no sistema público de saúde, como a exigência de histórico familiar ou de sinais clínicos da doença. Em 2024, as mamografias realizadas em mulheres com menos de 50 anos já corresponderam a 30% do total, ultrapassando 1 milhão de exames.
Carretas do Agora Tem Especialistas
Neste mês também foi iniciado o trabalho das 28 carretas do Agora Tem Especialistas, que levam atendimento para o público feminino em regiões com vazios assistenciais em 20 estados brasileiros. Para reduzir o tempo de espera no SUS, a iniciativa inédita do Governo tem foco na saúde da mulher, com trabalho voltado para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
Ministério da Saúde
ACRE
Governo mobiliza municípios para implantação de núcleos de direitos humanos
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), iniciou, no mês de outubro, ações de mobilização com prefeitos e gestores municipais, com o objetivo de incentivar a adesão à implantação dos núcleos de Direitos Humanos em Plácido de Castro, Acrelândia, Capixaba, Sena Madureira e Manoel Urbano.
A iniciativa, que se estende de 6 de outubro a 30 de novembro, reforça a importância da implantação dessas unidades para o fortalecimento das políticas públicas, a efetivação dos direitos humanos e a ampliação do acesso à cidadania e à proteção social em todo o estado. A SEASDH reafirma o compromisso do governo do Estado em oferecer apoio técnico e institucional aos municípios, garantindo que o processo de implantação das unidades conte com planejamento, capacitação e integração à rede estadual de proteção social.

De acordo com a chefe do Centro de Referência em Direitos Humanos da SEASDH, Rossiane Boaventura, “esses programas de implantação dos núcleos de Direitos Humanos nos municípios permitirão o apoio à população em situação de violação de direitos, promovendo ações educativas e fortalecendo a rede de proteção social”. Segundo Rosiane, eles representam um passo importante para o fortalecimento de políticas públicas e para a efetivação dos direitos em nível municipal, contribuindo para ampliar o acesso à cidadania, garantir acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade e promover a justiça social.
Com a adesão dos municípios, os núcleos de Direitos Humanos atuarão como instâncias locais de apoio à população, em articulação com as redes municipais e estaduais de proteção social. A ação representa um avanço estratégico para a interiorização das políticas de direitos humanos, promovendo a dignidade humana, a igualdade de oportunidades e o fortalecimento da justiça social em todo o Acre.
The post Governo mobiliza municípios para implantação de núcleos de direitos humanos appeared first on Noticias do Acre.
-
GERAL6 dias atrásEmpresário multinacional é assassinado e filho é o principal suspeito
-
GERAL6 dias atrásAcidente com ônibus deixa mortos e feridos na BR-423
-
GERAL6 dias atrásVulcão Kilauea no Havaí entra (de novo) em erupção. Veja as imagens
-
GERAL6 dias atrásDescriminalização do aborto: entenda o que está em discussão no STF e o que pode mudar
-
POLÍCIA4 dias atrásMorador de rua é espancado a pauladas ao tentar dormir em frente de casa em Rio Branco
-
GERAL5 dias atrásPolícia acha mais de 12 crânios e ossos humanos em apartamento de São Paulo
-
POLÍCIA6 dias atrásInvestigação da Polícia Civil resulta na prisão de articuladores de homicídio ligado facção criminosa
-
COLUNISTAS6 dias atrásCaro leitor, amigo leitora, você já viveu um grande e marcante amor?











