Search
Close this search box.

ACRE

Acre se prepara para participar dos Jogos Escolares no Rio de Janeiro

Publicados

ACRE

O governo do Estado, por meio do Departamento de Esportes da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), se prepara para participar dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que, este ano, mais uma vez, será disputado no centro olímpico da cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Ao todo, este ano, participarão pela delegação acreana nada menos do que 232 pessoas, sendo 170 atletas, 47 membros da comissão técnica, além de 15 dirigentes do Departamento de Esportes. O Acre disputará 15 das 17 modalidades dos jogos.

Delegação de mais de 230 atletas representarão o Acre nos Jogos Escolares. Foto: Stalin Melo/Arquivo SEE

Além das modalidades já conhecidas, como vôlei, vôlei de praia, natação, basquete, futsal, taekwondo, karatê e badminton, uma das novidades para este ano, de acordo com o chefe da Divisão de Esporte Escolar, Vladimilson Maia, é que o Acre também disputará o atletismo adaptado, para alunos com deficiência intelectual, e wrestling, que é um estilo de luta.

Outra novidade importante dentro da participação acreana nos jogos escolares no Rio de Janeiro é uma maior participação de escolas e equipes do interior do estado. “Este ano temos atletas de Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Porto Acre, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil, demonstrando uma maior distribuição das equipes pelo interior”, explica.

Atletas do interior também representarão o estado no JEBs. Foto: Stalin Melo/Arquivo SEE

Mesmo assim, acrescenta o chefe da Divisão, o maior quantitativo de atletas e de equipes é da capital. “Apesar do grande número de atletas do interior, o maior quantitativo que  nos representará nos jogos escolares é mesmo de Rio Branco”, enfatiza.

Mas para se ter uma ideia da importância das equipes do interior, as três escolas estaduais de Porto Acre estarão levando equipes para a competição. A Edmundo Pinto, por exemplo, localizada na Vila do Incra, estará com uma equipe de taekwondo coordenada pelo professor Gil Souza.

A Escola Jader Saraiva, localizada na Vila do V, estará levando duas atletas do taekwondo, além de uma equipe de handebol feminino. Já a Escola Plácido de Castro, localizada na sede do município, levará a equipe de futsal feminino, coordenada pelo professor Cássio Cunha.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ACRE

Semana Nacional do Registro Civil é encerrada com sucesso no Acre

Publicados

em

Após cinco dias de trabalho, a Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), encerrou-se, nesta sexta-feira, 17, com mais de 230 emissões de registros civis nos presídios do estado. A ação, que ocorreu em todo Brasil, teve como foco a população socialmente vulnerável, o que contempla pessoas privadas de liberdade e pré-egressos, além de comunidades indígenas.

Mais de 230 Registros Civis foram emitidos em cinco dias nos presídios do Acre. Foto: Zayra Amorim

O sucesso na ação deu-se devido a um trabalho integrado entre Tribunal de Justiça (TJAC), Instituto de Administração Penitenciaria (Iapen) e Instituto de Identificação da Polícia Civil.

Alexandre Nascimento, presidente do Iapen, ressaltou que a ação visa promover, primeiramente, a cidadania e a dignidade da pessoa que está privada da liberdade: “Em parceria com a Polícia Civil, com a demanda do CNJ, acompanhada pelo governo do Estado do Acre, esse tipo de ação facilita a vida deles na retomada da condição social de liberdade para recomeçar em atividades empregatícias, educacionais e sociais. Então, uma ação como esta trás um resultado muito positivo no processo de ressocialização deles”.

Representantes do Iapen, TJ e Instituto de Identificação reunidos no último dia de ação. foto: Zayra Amorim

Ingrid Suarez,

Direito garantido

Semana Nacional do Registro Civil é encerrada com sucesso no Acre

Após cinco dias de trabalho, a Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), encerrou-se, nesta sexta-feira, 17, com mais de 230 emissões de registros civis nos presídios do Estado. A ação que ocorreu em todo Brasil, teve como foco, a população socialmente vulnerável, o que contempla pessoas privadas de liberdade e pré-egressos, além de comunidades indígenas.

O sucesso na ação deu-se devido a um trabalho integrado entre Tribunal de Justiça (TJ/AC), Instituto de Administração Penitenciaria (Iapen) e Instituto de Identificação da Polícia Civil.

Alexandre Nascimento, presidente do Iapen, ressaltou que a ação visa promover, primeiramente, a cidadania e dignidade da pessoa que está privada da liberdade. “Em parceria com a Polícia Civil, com a demanda do CNJ, acompanhada pelo governo do Estado do Acre, esse tipo de ação, facilita a vida deles na retomada da condição social de liberdade para recomeçar em atividades empregatícias, educacionais e sociais. Então uma ação como esta, trás um resultado muito positivo no processo de ressocialização deles”.

Ingrid Suarez, Chefe do Departamento de Assistência e Saúde do Iapen, explicou que os presos contemplados com a ação são pre-egressos, ou seja, estão prestes a deixarem o sistema prisional. “Então eles já vão sair com o seu documento, o que garante direito à cidadania, facilita o estudo, conseguir o emprego. Então essa pessoa já vai sair com essa possibilidade de ter uma vida melhor. Então realmente a importância é tremenda”

O detento P. R. L, de 24 anos, foi um dos detentos contemplados com a ação, ele disse que poder sair do presídio com seus documentos em mãos, como qualquer cidadão, é muito importante. “É bom ter acesso à nossa identidade, porque um dia a gente vai sair daqui e socializar, arrumar um trabalho digno, sair do crime, e ter minha identidade, pra andar nos cantos certos, vai me ajudar a ter uma nova vida”, afirmou o reeducando que comemora a conquista de seu RG.

, explicou que os presos contemplados com a ação são pré-egressos, ou seja, estão prestes a deixarem o sistema prisional: “Então, eles já vão sair com o seu documento, o que garante direito à cidadania, facilita o estudo, conseguir um emprego. Essa pessoa já vai sair com essa possibilidade de ter uma vida melhor. Então, a importância é realmente tremenda”.

Outro ponto importante a ser destacado, segundo a chefe da Divisão, é que esta ação faz parte de toda uma rede de apoio aos egressos, que, ao saírem do sistema prisional, continuam sendo acompanhados pelo Iapen, por meio do escritório social. “Eles podem procurar o escritório social, que é o equipamento que está à disposição do egresso, para orientá-lo quanto à educação, a conseguir um trabalho, a redirecioná-lo na vida”, explicou.

Presidente do Tribunal de Justiça acompanhou a ação nas unidades prisionais. Foto: Zayra Amorim

A presidente do TJAC, a desembargadora Regina Ferrari, ressaltou a importância desta inclusão que está sendo feita em relação aos reeducandos: “Para que eles sejam incluídos, nós precisamos dar o que eles necessitam, que é a documentação civil, para que eles possam acessar os serviços públicos e possam ter um novo começo”.

O detento P. R. L, de 24 anos, foi um dos detentos contemplados com a ação. Ele disse que poder sair do presídio com seus documentos em mãos, como qualquer cidadão, é muito importante. “É bom ter acesso à nossa identidade, porque um dia a gente vai sair daqui e socializar, arrumar um trabalho digno, sair do crime, e ter minha identidade, pra andar nos cantos certos, vai me ajudar a ter uma nova vida”, afirmou o reeducando, que comemora a conquista de seu RG.

Instituto de Identificação disse que a ação foi concluída com sucesso. Foto: Cláudio Angelim/TJ

Walter Cley Carneiro, coordenador do Instituto de Identificação, responsável pela emissão dos documentos, avaliou a ação como muito positiva. “Graças a Deus deu tudo certo. Estamos finalizando hoje, e ficou tudo dentro da programação. Então, eu acredito que nos anos vindouros nós possamos também estar presentes. Estamos sempre à disposição, em nome do delegado geral, Henrique Maciel, com o nosso diretor Júnior César, à disposição para esse evento, que é muito gratificante para que a sociedade tenha os órgãos mais próximos a ela”, concluiu.

Fonte: Governo AC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

POLÍTICA AC

ACRE

POLÍCIA

025447

MAIS LIDAS DA SEMANA