POLÍTICA
Aleac entrega 75 Títulos de Cidadão acreano e Moções de Aplauso em última sessão de 2024
POLÍTICA

Na manhã desta sexta-feira, 13 de novembro, no auditório do Detran/AC, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou sua tradicional solenidade de entrega de Título de Cidadão Acreano, Título Honorífico e Moções de Aplauso. O evento, que ocorre anualmente, homenageou 75 personalidades, entre as quais se destacam pessoas que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do estado.
A abertura da cerimônia contou com a execução do hino acreano e nacioanal apresentado pela banda da Polícia Militar do Estado. Um grupo de servidoras que fazem parte do coral da Aleac também fez uma apresentação musical.
As Moções de Aplauso são concedidas a aquelas pessoas e instituições que, contribuíram e contribuem para desenvolvimento do Estado do Acre. Ao todo, 72 moções foram entregues. Um dos homenageados foi a Defensoria Pública do Estado, pela dedicação da equipe de defensores que são referência de ética, justiça, coragem e sensibilidade, na proteção e acolhimento aos mais vulneráveis no Acre.
O sindicato dos Policiais Civis do Estado também foi agraciado com a Moção de Aplausos, pela deflagração de uma operação padrão com exímia coragem e ousadia, obtendo sucesso desejado entre seus pares e a comunidade acreana.
Outra agraciada foi a Sra. Janete Melo D’Albuquerque. A moção foi concedida pela Mesa Diretora, pelos 22 anos de serviços prestados à Procuradoria do Estado.
A coronel Marta Renata Freitas, também foi agraciada com uma Moção de Aplausos de autoria do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB). A coronel foi recentemente empossada como a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre.
Já o Título de Cidadão Acreano é concedido a aquelas pessoas que vindo de outros Estados ou Países, contribuíram e contribuem para desenvolvimento da fronteira mais a oeste do Brasil, conquistada a ferro e fogo pela Revolução Acreana de 1902, o Estado do Acre.
O Frei Rinaldo Steccanella Oliveira; José Geraldo Xavier; Juliana Marques Cordeiro; Raimundo Nonato de Souza; Ergênio Gonçalves Barcelos; Elaine Azevedo Soares; José Tiengo de Lima; Thaís Ferreira de Araújo e Edvan Maciel de Azevedo foram alguns dos agraciados com o título.
A solenidade foi marcada por discursos emocionados e momentos de reconhecimento, refletindo a importância das contribuições feitas pelos homenageados. Dentre os títulos entregues, 65 foram indicados pelos deputados estaduais, enquanto outros 10 foram concedidos pela Mesa Diretora da Aleac.
Reconhecimento e gratidão
O presidente do parlamento acreano, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), ao abrir a solenidade, destacou a relevância do evento. “Este é um momento especial para reconhecer o trabalho de pessoas que, mesmo não sendo naturais do Acre, dedicaram suas vidas para fazer a diferença em nosso estado.”
Ele também ressaltou o papel da Assembleia em promover essa valorização: “A Aleac se orgulha em ser a ponte entre a sociedade e essas histórias de dedicação e transformação”, disse.
Os homenageados, vindos de diferentes áreas como saúde, educação, segurança pública, cultura e economia, foram destacados por suas trajetórias exemplares. “É uma honra sermos reconhecidos por algo que fazemos com amor e comprometimento”, afirmou um dos agraciados durante seu discurso de agradecimento.
Papel dos deputados estaduais
Os 65 títulos indicados pelos deputados estaduais foram escolhidos com base em critérios que refletem o impacto positivo dos homenageados na sociedade acreana. A deputada Maria Antônia (Progressistas), ao justificar suas indicações, destacou: “Cada nome aqui presente é a representação de uma história de superação e trabalho em prol do Acre”.
O deputado Eduardo Ribeiro (PSD) também enfatizou a importância de reconhecer o mérito. “Esses títulos são mais do que honrarias, são formas de dizer obrigado àqueles que dedicam suas vidas para tornar nosso estado melhor”.
Mesa Diretora reforça a valorização
Os 10 títulos concedidos pela Mesa Diretora da Aleac reforçaram o papel institucional da Assembleia em reconhecer personalidades de destaque. “É uma tradição que reflete a pluralidade de contribuições recebidas pelo Acre ao longo dos anos”, declarou o primeiro secretário da Casa, deputado Nicolau Júnior (Progressistas).
Um evento de celebração
A solenidade contou com a presença de familiares, amigos e autoridades, que enalteceram o papel dos homenageados na construção de um Acre mais forte. Ao final, o sentimento era de gratidão e celebração. “Este é um evento que nos inspira e renova nosso compromisso com o estado do Acre”, concluiu o presidente da Aleac.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Fotos: Sérgio Vale

POLÍTICA
Pedro Longo anuncia sessão itinerante nos municípios de difícil acesso e cobra solução para ponte em Marechal Thaumaturgo

O deputado Pedro Longo (PDT) anunciou, durante a sessão desta quarta-feira (19) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a realização de uma sessão itinerante nos quatro municípios de difícil acesso do estado. A iniciativa foi aprovada pelo presidente da Casa, deputado Nicolau Júnior, em conjunto com a mesa diretora.
Segundo ele, a ação tem como objetivo aproximar o Parlamento estadual das comunidades mais isoladas do Acre, garantindo que suas demandas sejam ouvidas e atendidas. As sessões ocorrerão após o período mais intenso das chuvas, para garantir maior segurança e melhor infraestrutura nos aeródromos locais.
“A ideia é realizarmos, no mesmo dia, sessões em Santa Rosa do Purus pela manhã e, em seguida, em Jordão. Depois seguimos para Marechal Thaumaturgo, onde pernoitaremos, e, no dia seguinte, realizamos sessões em Thaumaturgo e Porto Walter. Queremos que todos os 24 deputados participem, pois é fundamental que essa Casa esteja presente e legitimada junto à população desses municípios, ” explicou o parlamentar.
O pedetista enfatizou que essa ação dá continuidade às tratativas já realizadas pela Aleac e demonstra um compromisso efetivo com os cerca de 40 mil acreanos que convivem diariamente com dificuldades de acesso e infraestrutura.
Cobrança por solução para ponte de Marechal Thaumaturgo
Durante seu pronunciamento, o deputado também destacou a visita da assessoria do prefeito de Marechal Thaumaturgo, Valdélio Furtado, à Aleac, onde foi discutida a necessidade urgente da construção de uma ponte que facilite o acesso ao aeroporto da cidade. Segundo o deputado, essa obra é essencial para a mobilidade da população e, principalmente, para o transporte de pacientes em situações de emergência.
“Hoje, quem precisa ser transferido para atendimento médico muitas vezes é transportado de canoa e, depois, precisa atravessar uma pinguela até chegar ao aeroporto. Estamos falando de pacientes em estado grave, idosos e até crianças. Essa ponte é fundamental para garantir mais dignidade e segurança para a população, ” afirmou.
O parlamentar ressaltou que, apesar de já haver recursos disponíveis e a ordem de serviço ter sido assinada, a construção da ponte enfrenta entraves burocráticos devido à desistência de duas das três empresas que integravam o consórcio responsável pela obra. Ele fez um apelo ao Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), solicitando prioridade na busca por uma solução para o problema.
“Infelizmente, muitas empresas acabam desistindo por causa das dificuldades logísticas e preferem pagar multa do que cumprir o contrato. Mas essa ponte não pode esperar. Faço um apelo à presidente do Deracre, Sula, para que encontre uma alternativa viável e garanta o andamento dessa obra tão necessária para Marechal Thaumaturgo, ” reforçou.
O deputado finalizou seu discurso reiterando o compromisso da Aleac com as pautas dos municípios de difícil acesso e garantindo que continuará acompanhando de perto as demandas da região.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale
-
POLÍTICA4 dias atrás
Câmara Municipal de Rio Branco realizará sessão itinerante na Baixada da Sobral
-
ACRE5 dias atrás
Vacina contra gripe e covid-19 estão disponíveis o ano todo para crianças, gestantes e idosos em postos de saúde do Acre
-
RIO BRANCO4 dias atrás
Nível das águas do Rio Acre continua baixando e boletim aponta 15,71 metros
-
POLÍTICA5 dias atrás
“Precisamos dessa ponte urgente”, afirmam prefeitos do interior em reunião na ALEAC
-
ACRE6 dias atrás
Tarauacá e Mâncio Lima decretam situação de emergência devido às cheias dos rios
-
RIO BRANCO5 dias atrás
Centenas de famílias estão alojadas no Parque Abrigo
-
POLÍCIA4 dias atrás
Polícia Civil do Acre apreende menores envolvidas em crime de tortura
-
POLÍCIA5 dias atrás
Banda de Música Mirim