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Desembargadora Waldirene Cordeiro destaca harmonia durante posse da Mesa Diretora da Aleac

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Desembargadora Waldirene Cordeiro destaca harmonia durante posse da Mesa Diretora da Aleac

A solenidade, além de reforçar o compromisso com a Constituição Estadual, simboliza um novo marco na gestão administrativa e legislativa da Casa, com foco em fortalecimento do diálogo e maior transparência nas ações parlamentares.

 

Representando o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), a desembargadora Waldirene Cordeiro, em seu discurso na solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), realizada neste sábado, 1º de fevereiro, ressaltou a importância da harmonia institucional entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Ela destacou que “somos parte de um mesmo todo”, com o único objetivo de “servir ao cidadão acreano”, e enfatizou o papel do Tribunal de Justiça no fortalecimento da democracia e na garantia dos direitos fundamentais. A magistrada também aproveitou o momento para agradecer ao governador do Estado e à Assembleia Legislativa pelo apoio constante ao Poder Judiciário, mencionando o trabalho do deputado Luiz Gonzaga, que esteve à frente da Mesa Diretora.

A desembargadora agradeceu aos 1.352 servidores do Judiciário, aos 12 magistrados do Tribunal de Justiça e aos 78 magistrados de primeiro grau, expressando gratidão pelo apoio recebido, tanto na atual gestão, que tem a frente a desembargadora Regina Ferrari, quanto na ocasião em que presidiu o TJAC.

Ao final, a desembargadora afirmou que o fortalecimento da democracia é um desafio contínuo, que exige ética, transparência e respeito às instituições. Ela concluiu seu discurso ressaltando a importância da alternância de poder como uma das formas de concretizar a democracia, destacando o papel fundamental de todos os agentes públicos na construção de um Estado mais justo e igualitário.

A nova composição da Mesa Diretora será liderada pelo deputado Nicolau Júnior (PP), que assume como presidente, tendo como vice o deputado Pedro Longo (PDT). A primeira secretaria será ocupada pelo deputado Luiz Gonzaga (PSDB), enquanto a segunda secretaria ficará sob responsabilidade do deputado Chico Viga (PDT).

A solenidade de posse contou com a participação do governador Gladson Cameli, do presidente da Associação dos Magistrados do Acre, juiz de Direito Gilberto Matos, além dos membros eleitos para a Mesa Diretora e demais deputados, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública Estadual,  Tribunal de Contas do Estado, secretários de Estado, deputados federais, vereadores e prefeitos.


Ana Paula Batalha/Fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

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Presidência do TJAC designa magistrados da Vajur para auxiliarem unidades judiciais

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Presidência do TJAC designa magistrados da Vajur para auxiliarem unidades judiciais

A Vara de Apoio à Jurisdição (Vajur) exerce um papel destacado na gestão estratégica do Tribunal de Justiça do Acre. Unidades com grande acervo processual ou com titulares afastados recebem o reforço de um ou mais magistrados dos diferentes núcleos do órgão

O desembargador-presidente do TJAC, Laudivon Nogueira, esteve reunido na tarde desta quarta-feira, 12, com os juízes da Vara de Apoio à Jurisdição para tratar da escolha das Varas e Juizados que receberão o auxílio dos integrantes dos núcleos da unidade judiciária. A Vajur tem um papel fundamental na gestão estratégica do TJAC, reunindo juízes de Direito para atuar no auxílio às varas com alto volume de demandas ou titulares afastados, buscando garantir, assim, a razoável duração do processo e a própria produtividade das unidades atendidas.

Participaram da reunião as juízas e juízes de Direito Adimaura da Cruz, Ana Paula Saboya, Evelin Bueno, Fábio Farias, Flávio Mundim, Guilherme Fraga, Jorge Luiz, Kamylla Acioli, Marlon Machado, além das magistradas e magistrados auxiliares Anastácio Menezes (Coger), Louise Santana (Presidência), Thaís Kalil (Coger) e Zenice Mota (Presidência).

Durante o encontro, o presidente do TJAC revisou os critérios para a escolha das unidades que devem receber, já a partir desta quinta-feira, 13, o apoio das juízas e juízes de Direito da Vajur e se comprometeu a apoiar a equipe no que for necessário para alcançar as metas estabelecidas e superar eventuais obstáculos detectados pelas magistradas e magistrados da unidade. O desembargador-presidente também salientou que as atividades devem ser conduzidas de forma que contemplem tanto as partes nos processos, quanto o Poder Judiciário e a sociedade, incentivando, ainda, as juízas e juízes de Direito a se capacitarem para utilização de recursos de Inteligência Artificial (IA) no apoio às atividades jurisdicionais para aumentar os níveis de produtividade.

“Ainda existem alguns gargalos e a gente pode aproveitar essa oportunidade para melhorar. Então desde já fica a mensagem da Presidência de que os desafios serão enfrentados conjuntamente e tudo o que vocês entenderem que é necessário para a gente ter bom desempenho, que tragam suas ideias também, compartilhem suas impressões e vamos arregaçar as mangas. Acredito na capacidade de todos que estão aqui, no potencial de todos que estão aqui, de fazer melhor, de somar. Eu acredito muito no governo digital, ou seja, na digitalização do serviço da Justiça 4.0. Acho que a inteligência artificial não é para ter medo, é para investir, é para a gente abraçar. Nós temos que ter medo de não saber usar. Então, que nós possamos, juntos, fazer o Poder Judiciário do Estado do Acre cada vez melhor”, destacou o desembargador-presidente, Laudivon Nogueira.

Como deliberação do encontro foram designados os seguintes juízes de Direito para auxiliarem nas atividades judicantes: Adimaura da Cruz (na 1ª Vara da Fazenda Pública), Evelin Bueno (no 3º Juizado Especial Cível), Fábio Farias (na 2ª Vara Criminal), Flávio Mundim (na 2ª Vara de Proteção à Mulher), Guilherme Fraga (na 1ª Vara de Proteção à Mulher) e Marlon Machado (na 2ª Vara Cível). Todos os magistrados designados fazem parte do núcleo de longa duração da Vajur. 

Durante a reunião também foram discutidas a realização de ajustes e a possível adoção de um sistema automatizado para o gerenciamento das designações de magistrados do núcleo de curta duração para o apoio às unidades judiciárias.

 


Texto: Marcio Bleiner Roma / Fotos: Gleilson Miranda | Comunicação TJAC



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