Após um deslizamento de terra na captação da ETA I (Estação de Tratamento de Água) e um outro incidente em uma das bombas de 400 litros na captação da ETA II, o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), precisou interromper a abastecimento de água em todos os bairros da capital, na última semana.
De acordo com o órgão, algumas intervenções precisaram ser feitas nos aparelhos. A principal interferência foi em decorrência de um deslizamento de terra na captação da ETA I, que causou a queda de algumas escoras sobre os tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade).
Além disso, em função das altas temperaturas, houve um aumento no calor das bombas, o que ocasionou o desligamento temporário para proteção dos equipamentos. O Saerb afirmou que “a equipe está trabalhando de forma eficiente para isolar a área, permitindo o resfriamento necessário para que as bombas retornem ao funcionamento normal”.
Segundo a gerente de distribuição de água da Saerb, Mona Lisa Martins, o sistema tem previsão para voltar à normalidade até a próxima sexta-feira (14).