Search
Close this search box.

RIO BRANCO

Deslizamento de terra faz Saerb interromper distribuição de água em bairros de Rio Branco

Publicados

RIO BRANCO

Após um deslizamento de terra na captação da ETA I (Estação de Tratamento de Água) e um outro incidente em uma das bombas de 400 litros na captação da ETA II, o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), precisou interromper a abastecimento de água em todos os bairros da capital, na última semana.

De acordo com o órgão, algumas intervenções precisaram ser feitas nos aparelhos. A principal interferência foi em decorrência de um deslizamento de terra na captação da ETA I, que causou a queda de algumas escoras sobre os tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade).

Além disso, em função das altas temperaturas, houve um aumento no calor das bombas, o que ocasionou o desligamento temporário para proteção dos equipamentos. O Saerb afirmou que “a equipe está trabalhando de forma eficiente para isolar a área, permitindo o resfriamento necessário para que as bombas retornem ao funcionamento normal”.

Segundo a gerente de distribuição de água da Saerb, Mona Lisa Martins, o sistema tem previsão para voltar à normalidade até a próxima sexta-feira (14).

G1

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

RIO BRANCO

Famílias são transferidas das escolas para o Parque de Exposições

Publicados

em


A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realizou nesta sexta-feira (21), a transferência das famílias que estavam abrigadas em escolas municipais para o Parque Abrigo, no parque de de Exposições. A medida foi adotada para permitir o início das aulas na rede municipal, que começaram no último dia 17. No entanto, seis escolas estavam à disposição da Defesa Civil e caso houvesse necessidade de servir como abrigo às famílias que não tinham para onde ir, em decorrência da cheia do Rio Acre, o que ocorreu em duas dessas seis escolas.

13 famílias estavam abrigadas na Escola Municipal Maria Lúcia Moura Marim e na manhã desta sexta-feira (21) , foram transferidas para o Parque Abrigo. Adriana Lucena, diretora da escola, falou sobre a expectativa para o início das aulas na próxima segunda-feira (24).

“Hoje a gente já está com a nossa equipe organizando toda a escola. Na segunda-feira, a Escola Maria Lúcia inicia o ano letivo conforme o planejamento. A Seme vai reorganizar esse calendário, mas temos certeza de que, após o ajuste, conseguiremos acompanhar as outras escolas e terminar todo mundo junto, conforme o cronograma da Seme”, explicou a diretora.

Com a chegada das 13 famílias o total de abrigados no Parque de Exposições subiu para 147 famílias. A prefeitura segue com o plano de contingência que define as responsabilidades das secretarias envolvidas na resposta à enchente, garantindo assistência às pessoas afetadas.

“A gente sabe que o rio continua baixando, mas há toda uma logística, todo um planejamento. Lamentavelmente, na gestão do prefeito Bocalom, esta é a quinta alagação consecutiva. Não queríamos isso, mas, infelizmente, a força da natureza foi maior. Por isso, estamos aqui preparados para garantir que as famílias, tanto as que estavam nas escolas, quanto as que estão no Parque de Exposições, tenham a dignidade possível, seguindo sempre a orientação do nosso prefeito”, destacou o diretor de Assistência Social da SASDH, Ivan Ferreira.

O rio ainda está acima da cota de transbordamento registrando mais de 15 metros. Para que as famílias possam retornar com segurança às suas casas é necessário que o nível atinja a cota de alerta, de 13 metros e 50 centímetros. Embora haja a possibilidade de retorno mediante assinatura de um termo de renúncia, a recomendação oficial da prefeitura é aguardar a liberação para evitar riscos.

“Essas famílias vão permanecer aqui até que o rio baixe mais um pouco, saia da cota de alerta e possamos fazer uma verificação em suas residências para avaliar se há condições de serem habitadas novamente. Temos previsão de chuvas fracas até o dia 23, podendo chover, mas com pouca intensidade. No entanto, entre os dias 23 e 25, a tendência é de um aumento na intensidade das chuvas”, finalizou o coordenador operacional da Defesa Civil, tenete-coronel José Glácio.

Outras notícias…

Source link

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

POLÍTICA AC

ACRE

POLÍCIA

194093

MAIS LIDAS DA SEMANA