Search
Close this search box.

ACRE

Desvio de construção de ponte em Xapuri é levada pela água e moradores ficam ilhados

Publicados

ACRE

Um desvio em uma área de obra para a construção de uma ponte na região do bairro Sibéria, em Xapuri, no interior do Acre, se rompeu no início da tarde desta segunda-feira (14) deixando moradores a reserva extrativista Chico Mendes ilhados. No local, uma placa informa que o início da obra da ponta de concreto ocorreu em 27/09/2024 e deveria ter sido entregue em 28/02/2025, mas as obras nunca começaram.

Foto: Paulo Henrique/cedida

De acordo com moradores da região, choveu forte durante toda a manhã, o que fez com que o nível da água no igarapé subisse. Por volta do meio-dia, a barragem do desvio não aguentou e cedeu. Um vídeo enviado à reportagem mostra o momento do incidente.

O OUTRO LADO 

A Prefeitura de Xapuri se pronunciou na noite desta segunda-feira (14) sobre o rompimento de um aterro ao lado da Ponte do Euzébio — estrutura que liga o Bairro da Sibéria à Estrada de Petrópolis —, que acabou isolando moradores.

De acordo com o município, o primeiro rompimento do aterro ocorreu no dia 14 de março, em decorrência das fortes chuvas que atingiram o município. Após atuação emergencial das equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, o tráfego foi retomado. No entanto, uma nova chuva intensa registrada nesta segunda-feira (14) provocou novamente o rompimento do aterro, interrompendo mais uma vez a passagem no local.

“A Secretaria de Infraestrutura informa que os trabalhos para recomposição do aterro terão início já na manhã desta terça-feira (15), com o objetivo de restabelecer o tráfego o mais rapidamente possível. A atual gestão reforça que a situação da Ponte do Euzébio é uma herança da administração anterior e que está plenamente comprometida em resolvê-la de forma definitiva. Para isso, já está programada a construção de uma nova ponte em alvenaria, cuja execução será iniciada ao término do período chuvoso”, diz a prefeitura em nota enviada ao ac24horas.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ACRE

Acre recebe 78 mil doses para vacinação de alunos em escolas públicas

Publicados

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), recebeu nesta quinta-feira, 16, um novo lote com 78 mil doses de vacinas de rotina, que serão utilizadas no reforço das ações do Programa Saúde na Escola. A entrega faz parte de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, o objetivo é aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes em todo o país.

A remessa inclui doses dos imunizantes contra o HPV (6 mil), meningocócica ACWY (6 mil), tríplice viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola – (12 mil), febre amarela (10 mil), BCG (14 mil), pentavalente (6 mil), poliomielite (8 mil), tétano (10 mil) e pneumocócica 10 (6 mil). As vacinas serão utilizadas tanto nas ações itinerantes nas escolas quanto para suprir os postos de saúde com imunizantes essenciais do calendário vacinal.

As doses serão divididas e distribuídas entre os 22 municípios acreanos. Foto: cedida

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização no Acre, Renata Quiles, destaca que o reforço nas doses chega em um momento oportuno. “Infelizmente, ao longo dos anos, vimos uma diminuição na procura pela vacinação de nossas crianças, reflexo de movimentos que tentam descredibilizar a eficácia dos imunizantes. Essas vacinas já erradicaram inúmeras doenças no passado e, com essa onda de desinformação, é fundamental que a população entenda o valor inestimável das vacinas para a saúde coletiva e confie nos benefícios que elas proporcionam”, enfatizou.

Ação de vacinação em aldeias de Assis Brasil, no interior do Acre. Foto: Arquivo EMS

O Programa Saúde na Escola, que está em execução desde o dia 1° de abril em 597 escolas públicas acreanas, pretende alcançar cerca de 147 mil alunos em todo o estado. Além da vacinação, a ação envolve a checagem da caderneta de imunização, orientação às famílias e encaminhamento para atualização nos postos de saúde, quando necessário.

As vacinas serão aplicadas por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), com o apoio logístico das secretarias municipais.

“De 14 a 25 de abril deste ano estaremos intensificando essas ações nas escolas, porém as vacinas de rotina ficarão à disposição do público o ano todo nos postos de saúde. O programa representa para nós a oportunidade de levar informação, orientação e cuidado diretamente aos estudantes, garantindo que todo jovem tenha acesso às ações preventivas e essenciais, fortalecendo o suporte à família e contribuindo para um ambiente escolar mais seguro”, descreveu Ariane Farias, chefe do Núcleo do Programa Saúde na Escola da Sesacre.

Escola José Rabelo, em Feijó. Foto: cedida

O governo também incentiva o uso da Caderneta Digital de Saúde da Criança, disponível no aplicativo Meu SUS Digital, que permite que pais e responsáveis acompanhem em tempo real o histórico de vacinação dos filhos pelo celular ou navegador. A ferramenta é mais uma aliada no esforço de modernizar e tornar mais acessível o cuidado com a saúde infantil.

“Receber esse lote de 78 mil doses significa reforçar o nosso compromisso com a saúde preventiva. Estamos mobilizando toda a rede de apoio necessária para garantir que nenhuma criança ou adolescente fique sem acesso às vacinas. A imunização é uma responsabilidade coletiva que evita surtos e superlotação dos serviços de saúde, portanto é um compromisso e uma prioridade para o governo do Acre”, disse o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.

The post Acre recebe 78 mil doses para vacinação de alunos em escolas públicas appeared first on Noticias do Acre.

Source link

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

POLÍTICA AC

ACRE

POLÍCIA

202563

MAIS LIDAS DA SEMANA