Search
Close this search box.

MUNDO

Eleitores do Equador vão às urnas para escolher próximo presidente

Publicados

MUNDO


Cerca de 11 milhões de equatorianos vão às urnas neste domingo (9) para escolher o próximo presidente da República. Segundo as pesquisas, os favoritos são o atual presidente, Daniel Noboa, do partido Ação Democrática Nacional; e Luisa González, do partido Revolução Cidadã, o mesmo do ex-presidente Rafael Correa, que governou o país de 2007 a 2017, e está exilado na Bélgica.

Candidato à reeleição, Noboa está no poder desde outubro de 2023, quando foi eleito para um mandato tampão de 15 meses, depois que o então presidente Guilherme Lasso dissolveu o Parlamento e convocou eleições antecipadas.

O pleito acontece em meio a frequentes apagões, dificuldades financeiras e uma onda de violência. Em cinco anos, os homicídios aumentaram em quase 600%, tornando o Equador um dos países mais violentos da América Latina. A taxa de assassinatos passou de 7 por 100 mil habitantes, em 2019, para 38 homicídios a cada 100 mil pessoas.

Além de Noboa e González, 14 candidatos estão na disputa, que vai eleger ainda 151 parlamentares da Assembleia Nacional.



Source link

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MUNDO

Trump ameaça responsabilizar Irã por qualquer novo ataque dos Houthis

Publicados

em


EUA/IÊMEN

O presidente Donald Trump disse, nesta segunda-feira (17), que vai responsabilizar o Irã por qualquer novo ataque dos Houthis no Iêmen. No fim de semana, os Estados Unidos bombardearam alvos do grupo apoiado por Teerã. O porta-voz militar dos Houthis disse que eles vão revidar os ataques e afirmou ter lançado uma segunda ofensiva contra um porta-aviões americano que está no Mar Vermelho. Washington afirma que abateu onze drones dos iemenitas e que nenhum chegou perto da embarcação. Desde sábado (15), caças americanos realizam uma operação em larga escala no Iêmen. Cinquenta e três mortes foram confirmadas e quase 100 pessoas ficaram feridas. Os Houthis têm atacado navios comerciais na rota do Canal de Suez e lançado mísseis contra Israel, em apoio ao Hamas. A Casa Branca alertou o Irã para levar a sério o aviso de Trump, de que o país será responsabilizado por qualquer novo ataque. Teerã afirma que o Iêmen toma as próprias decisões.

PAPA FRANCSICO

Em Roma, fiéis católicos e admiradores do Papa Francisco se disseram reconfortados, depois que o vaticano divulgou a primeira foto do pontífice desde que ele foi internado, no dia 14 de fevereiro. Na imagem, registrada no domingo (16), Francisco aparece sentado, de costas, olhando para o altar da capela do hospital, onde, segundo o Vaticano, o pontífice celebrou a missa com outros padres. A situação do Papa é estável, com pequenas melhoras.

PERU

No Peru, foi reunido com a família, na cidade de Pisco, o pescador que passou 95 dias à deriva no mar. Máximo Napa Castro partiu para pescar com comida para duas semanas, mas, dez dias depois, uma tempestade tirou o barco dele do curso, deixando o pescador à deriva no Oceano Pacífico. Ele foi localizado por uma patrulha marítima, na quarta-feira (12) passada, a mais de mil quilômetros da costa. Máximo estava desidratado e em estado crítico. O pescador estava há quinze dias sem se alimentar.

*Com informações da agência Reuters




Source link

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

POLÍTICA AC

ACRE

POLÍCIA

194089

MAIS LIDAS DA SEMANA