MUNDO
Eleitores do Equador vão às urnas para escolher próximo presidente
MUNDO

Cerca de 11 milhões de equatorianos vão às urnas neste domingo (9) para escolher o próximo presidente da República. Segundo as pesquisas, os favoritos são o atual presidente, Daniel Noboa, do partido Ação Democrática Nacional; e Luisa González, do partido Revolução Cidadã, o mesmo do ex-presidente Rafael Correa, que governou o país de 2007 a 2017, e está exilado na Bélgica.
Candidato à reeleição, Noboa está no poder desde outubro de 2023, quando foi eleito para um mandato tampão de 15 meses, depois que o então presidente Guilherme Lasso dissolveu o Parlamento e convocou eleições antecipadas.
O pleito acontece em meio a frequentes apagões, dificuldades financeiras e uma onda de violência. Em cinco anos, os homicídios aumentaram em quase 600%, tornando o Equador um dos países mais violentos da América Latina. A taxa de assassinatos passou de 7 por 100 mil habitantes, em 2019, para 38 homicídios a cada 100 mil pessoas.
Além de Noboa e González, 14 candidatos estão na disputa, que vai eleger ainda 151 parlamentares da Assembleia Nacional.

MUNDO
Trump ameaça responsabilizar Irã por qualquer novo ataque dos Houthis

EUA/IÊMEN
O presidente Donald Trump disse, nesta segunda-feira (17), que vai responsabilizar o Irã por qualquer novo ataque dos Houthis no Iêmen. No fim de semana, os Estados Unidos bombardearam alvos do grupo apoiado por Teerã. O porta-voz militar dos Houthis disse que eles vão revidar os ataques e afirmou ter lançado uma segunda ofensiva contra um porta-aviões americano que está no Mar Vermelho. Washington afirma que abateu onze drones dos iemenitas e que nenhum chegou perto da embarcação. Desde sábado (15), caças americanos realizam uma operação em larga escala no Iêmen. Cinquenta e três mortes foram confirmadas e quase 100 pessoas ficaram feridas. Os Houthis têm atacado navios comerciais na rota do Canal de Suez e lançado mísseis contra Israel, em apoio ao Hamas. A Casa Branca alertou o Irã para levar a sério o aviso de Trump, de que o país será responsabilizado por qualquer novo ataque. Teerã afirma que o Iêmen toma as próprias decisões.
PAPA FRANCSICO
Em Roma, fiéis católicos e admiradores do Papa Francisco se disseram reconfortados, depois que o vaticano divulgou a primeira foto do pontífice desde que ele foi internado, no dia 14 de fevereiro. Na imagem, registrada no domingo (16), Francisco aparece sentado, de costas, olhando para o altar da capela do hospital, onde, segundo o Vaticano, o pontífice celebrou a missa com outros padres. A situação do Papa é estável, com pequenas melhoras.
PERU
No Peru, foi reunido com a família, na cidade de Pisco, o pescador que passou 95 dias à deriva no mar. Máximo Napa Castro partiu para pescar com comida para duas semanas, mas, dez dias depois, uma tempestade tirou o barco dele do curso, deixando o pescador à deriva no Oceano Pacífico. Ele foi localizado por uma patrulha marítima, na quarta-feira (12) passada, a mais de mil quilômetros da costa. Máximo estava desidratado e em estado crítico. O pescador estava há quinze dias sem se alimentar.
*Com informações da agência Reuters
-
POLÍTICA4 dias atrás
Câmara Municipal de Rio Branco realizará sessão itinerante na Baixada da Sobral
-
ACRE5 dias atrás
Vacina contra gripe e covid-19 estão disponíveis o ano todo para crianças, gestantes e idosos em postos de saúde do Acre
-
RIO BRANCO4 dias atrás
Nível das águas do Rio Acre continua baixando e boletim aponta 15,71 metros
-
POLÍTICA5 dias atrás
“Precisamos dessa ponte urgente”, afirmam prefeitos do interior em reunião na ALEAC
-
ACRE6 dias atrás
Tarauacá e Mâncio Lima decretam situação de emergência devido às cheias dos rios
-
RIO BRANCO5 dias atrás
Centenas de famílias estão alojadas no Parque Abrigo
-
POLÍCIA4 dias atrás
Polícia Civil do Acre apreende menores envolvidas em crime de tortura
-
POLÍCIA5 dias atrás
Banda de Música Mirim