ACRE
Estado amplia promoção do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos em estabelecimentos de Acrelândia
ACRE

Com o intuito de aumentar o número de empresas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), promove uma caravana do Cadastur nos municípios. Entre 14 e 15 de abril, a equipe da Sete visita estabelecimentos de Acrelândia.
“O registro no Cadastur, do Ministério do Turismo, é importante para todos que exercem atividades que atendam turistas e visitantes, como meios de hospedagem, transporte, restaurantes, guias, entre outros. O turismo é um grande guarda-chuva. Ele engloba diversos segmentos, e a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo tem feito seu papel em levar temas tão importantes como este para os municípios”, enfatizou Marcelo Messias, secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo.

Jackson Viana, diretor de Turismo da Sete, destaca que a meta da pasta é ampliar o número de cadastros, especialmente os empreendimentos que não são obrigatórios, como é o caso dos bares e restaurantes. “É uma visita que nós temos feito in loco em todos os empreendimentos dos municípios que podem ser cadastrados no Cadastur para explicar a importância de fazer parte do cadastro, o acesso à oportunidade de financiamento, a responsabilidade de se enquadrar como um empreendimento cadastrado, um empreendimento regular”, diz.
De acordo com Priscila Fernanda Brito, chefe da Divisão do Cadastur da Sete, a pasta realiza ações de mobilização e cadastramento de prestadores de serviços que atendem ao turista em Acrelândia. “A equipe se reuniu com o prefeito do município e com a secretária de Cultura para tratativas em relação ao Cadastur. Na ocasião, firmamos parcerias e reforçamos o convite para o Encontro de Gestores e Trade Turístico, que acontecerá em Rio Branco”, explica.

Priscila Fernanda afirma, ainda, que a equipe realizou cadastro durante visitas em restaurantes e hotéis da cidade. Além de Acrelândia, Plácido de Castro também faz parte da caravana do Cadastur. “No dia 17 de abril teremos uma reunião com o prefeito e secretário de Turismo do município para realizarmos as mesmas tratativas e apresentarmos o Cadastur, reforçando nossas parcerias”, ressalta.
Cadastur
O Cadastur é um registro do Ministério do Turismo (MTur), por meio do qual é possível que o governo tenha um mapeamento dos empreendimentos do segmento. O certificado do cadastro, emitido pelo MTur, permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a lei do turismo. O cadastro é obrigatório para diversas categorias de prestadores de serviços, como agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, transportadoras turísticas, entre outros. No Acre, mais de 500 empreendimentos estão registrados no Cadastur.
O empreendedor que realizar o registro poderá ter acesso a diversos benefícios e vantagens, como financiamento por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; e visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.
The post Estado amplia promoção do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos em estabelecimentos de Acrelândia appeared first on Noticias do Acre.

ACRE
Acre recebe 78 mil doses para vacinação de alunos em escolas públicas

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), recebeu nesta quinta-feira, 16, um novo lote com 78 mil doses de vacinas de rotina, que serão utilizadas no reforço das ações do Programa Saúde na Escola. A entrega faz parte de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, o objetivo é aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes em todo o país.
A remessa inclui doses dos imunizantes contra o HPV (6 mil), meningocócica ACWY (6 mil), tríplice viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola – (12 mil), febre amarela (10 mil), BCG (14 mil), pentavalente (6 mil), poliomielite (8 mil), tétano (10 mil) e pneumocócica 10 (6 mil). As vacinas serão utilizadas tanto nas ações itinerantes nas escolas quanto para suprir os postos de saúde com imunizantes essenciais do calendário vacinal.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização no Acre, Renata Quiles, destaca que o reforço nas doses chega em um momento oportuno. “Infelizmente, ao longo dos anos, vimos uma diminuição na procura pela vacinação de nossas crianças, reflexo de movimentos que tentam descredibilizar a eficácia dos imunizantes. Essas vacinas já erradicaram inúmeras doenças no passado e, com essa onda de desinformação, é fundamental que a população entenda o valor inestimável das vacinas para a saúde coletiva e confie nos benefícios que elas proporcionam”, enfatizou.

O Programa Saúde na Escola, que está em execução desde o dia 1° de abril em 597 escolas públicas acreanas, pretende alcançar cerca de 147 mil alunos em todo o estado. Além da vacinação, a ação envolve a checagem da caderneta de imunização, orientação às famílias e encaminhamento para atualização nos postos de saúde, quando necessário.
As vacinas serão aplicadas por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), com o apoio logístico das secretarias municipais.
“De 14 a 25 de abril deste ano estaremos intensificando essas ações nas escolas, porém as vacinas de rotina ficarão à disposição do público o ano todo nos postos de saúde. O programa representa para nós a oportunidade de levar informação, orientação e cuidado diretamente aos estudantes, garantindo que todo jovem tenha acesso às ações preventivas e essenciais, fortalecendo o suporte à família e contribuindo para um ambiente escolar mais seguro”, descreveu Ariane Farias, chefe do Núcleo do Programa Saúde na Escola da Sesacre.

O governo também incentiva o uso da Caderneta Digital de Saúde da Criança, disponível no aplicativo Meu SUS Digital, que permite que pais e responsáveis acompanhem em tempo real o histórico de vacinação dos filhos pelo celular ou navegador. A ferramenta é mais uma aliada no esforço de modernizar e tornar mais acessível o cuidado com a saúde infantil.
“Receber esse lote de 78 mil doses significa reforçar o nosso compromisso com a saúde preventiva. Estamos mobilizando toda a rede de apoio necessária para garantir que nenhuma criança ou adolescente fique sem acesso às vacinas. A imunização é uma responsabilidade coletiva que evita surtos e superlotação dos serviços de saúde, portanto é um compromisso e uma prioridade para o governo do Acre”, disse o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.
The post Acre recebe 78 mil doses para vacinação de alunos em escolas públicas appeared first on Noticias do Acre.
-
COLUNISTAS7 dias atrás
Passeio em Orlando
-
POLÍTICA6 dias atrás
Afonso Fernandes alerta sobre riscos do Acre virar “corredor de exportação” e critica precariedade da BR-317
-
POLÍTICA6 dias atrás
“Não podemos colocá-los na rua sem planejamento” – Assembleia Legislativa do Estado do Acre
-
POLÍCIA5 dias atrás
Polícia Civil deflagra ‘Operação Disciplina’ e prende lideranças de facção criminosa por homicídio ocorrido em 2017
-
POLÍCIA7 dias atrás
Diarista morre após perder o controle da moto, derrubar portão de residência e quebrar o pescoço no muro da casa
-
POLÍTICA6 dias atrás
Alunos da Escola Clícia Gadelha visitam Aleac e conhecem um pouco sobre a rotina do legislativo – Assembleia Legislativa do Estado do Acre
-
MUNDO6 dias atrás
Sem unanimidade, declaração da Celac condena tarifaço de Trump
-
MUNDO6 dias atrás
Guerra tarifária norte-americana gera incertezas na economia mundial