MUNDO
Giro Internacional: Na Venezuela, opositores protestam contra Maduro
MUNDO
Venezuela: Na Venezuela, auxiliares da líder da oposição, Maria Corina Machado, afirmam que ela foi liberada depois de ser presa hoje ao deixar um protesto contra o governo. Um vídeo mostraria Maria Corina Machado vestindo uma jaqueta preta e capacete, sendo escoltada por apoiadores na saída da manifestação em Caracas. Ela e um homem sobem em uma moto para deixar o local. Aliados afirmam que a prisão teria ocorrido logo depois e que tiros teriam sido disparados contra a comitiva. Era a primeira aparição em público de Machado, desde que se escondeu em agosto. A oposição está protestando em todo o país, em um esforço de última hora para pressionar o presidente Nicolás Maduro, um dia antes da posse para um terceiro mandato de seis anos. Na capital, participantes de uma motociata em apoio a Maduro chegaram a invadir a marcha dos opositores. Enquanto isso, o candidato da oposição Edmundo González esteve hoje no Panamá, como parte do tour internacional em busca de apoio. Ele entregou ao governo panamenho cópias dos boletins de urna que afirma serem suficientes para comprovar sua vitória.
Líbano: No Líbano, depois de mais de dois anos de impasse, o parlamento elegeu um novo presidente. O escolhido foi o comandante do exército do país, Joseph Aoun. O nome dele era defendido por aliados internacionais, como França, Estados Unidos e Arábia Saudita, para manterem os repasses ao país. O resultado também refletiu as mudanças no equilíbrio de poder na região, com o Hezbollah enfraquecido.
Uruguai: No Uruguai, o ex-presidente José Mujica informou que o câncer que enfrenta desde o ano passado não tem mais cura. A informação foi dada pelo jornal uruguaio Búsqueda. Em entrevista, Mujica teria dito que o câncer no esôfago, anunciado no final de abril, se espalhou. Mais tarde, a médica pessoal de Mujica, Raquel Pannone, confirmou em uma entrevista coletiva que o ex-presidente pediu para interromper os tratamentos. Ela disse que a situação dele não mudará no curto prazo, que ele não sente dor e recebe tratamento para os sintomas, que não são muitos.
Estados Unidos: Nos Estados Unidos, na região de Los Angeles, na Califórnia, dois grandes incêndios florestais seguem fora de controle após dois dias. Uma diminuição na força dos ventos permitiu que outro grande foco, em Holly, fosse controlado. Esses já são considerados os incêndios mais destrutivos da história do condado de Los Angeles, o mais populoso do país, com 10 milhões de habitantes. A área consumida é maior do que o parque Disney World, e bairros inteiros foram reduzidos a cinzas. Cinco mortes foram confirmadas, mas as autoridades acreditam que esse número deve subir.
*Com informações da agência Reuters.
MUNDO
Trump toma posse para segundo mandato como presidente dos EUA
O republicano Donald Trump tomou posse hoje para um segundo mandato e prometeu a assinatura de uma série de decretos que vão mudar drasticamente políticas públicas e a cara do governo. Por causa do frio mais intenso para um dia de posse em quarenta anos, o protocolo foi transferido para dentro do Capitólio. Os milhares de apoiadores de Trump que viajaram para Washington puderam acompanhar por telões em uma arena.
O agora ex-presidente Joe Biden recebeu Donald Trump na Casa Branca e foi com ele para a cerimônia. Em 2021, o republicano não participou da transferência de poder para o democrata. Entre os convidados, estavam os presidentes de grandes empresas de tecnologia: Mark Zuckerberg (Meta), Jeff Bezos (Amazon), Sundar Pichai (Alphabet, controladora do Google) e Elon Musk (X, Tesla e SpaceX).
O primeiro a fazer o juramento foi o vice-presidente J. D. Vance. Depois, foi a vez de Trump. No discurso de posse, o republicano criticou duramente o governo de Joe Biden, lembrou da tentativa de assassinato que sofreu e disse que foi salvo por Deus para tornar a América grande de novo. “A era de ouro da América começa agora. Desse dia em diante, nosso país florescerá e será respeitado novamente em todo o mundo. Seremos motivo de inveja de todas as nações e não permitiremos mais que tirem vantagem de nós. Durante cada dia do governo Trump, eu simplesmente colocarei a América em primeiro lugar”, disse Trump.
“Enquanto nos reunimos hoje, nosso governo enfrenta uma crise de confiança. Por muitos anos, uma elite política radical e corrupta extraiu poder a riqueza de nossos cidadãos, enquanto os pilares da nossa sociedade estavam quebrados e aparentemente em completo abandono. Agora, temos um governo que não consegue administrar nem mesmo uma crise simples em casa, enquanto tropeça em uma série contínua de eventos catastróficos no exterior. Esse governo falha em proteger nossos magníficos cidadãos americanos cumpridores da lei, mas fornece santuário e proteção para criminosos perigosos, muitos de prisões e instituições mentais, que entraram ilegalmente em nosso país, vindos de todo o mundo. Temos um governo que deu financiamento ilimitado para a defesa de fronteiras estrangeiras, mas se recusa a defender as fronteiras americanas e, o mais importante, seu próprio povo.”, destacou o novo presidente americano.
Trump falou em uma nova era expansionista. Desta vez, não fez referência à Groenlândia ou ao Canadá, mas afirmou que vai tomar o controle do Canal do Panamá e levar astronautas americanos à Marte. Também vai mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América. Disse que as mudanças vão acontecer de forma rápida e anunciou uma série de decretos.
Nos primeiros dias, serão assinadas cerca de 100 ordens executivas, dez delas apenas para questões imigratórias, incluindo uma declaração de emergência nacional na fronteira com o México, suspendendo a entrada de qualquer imigrante ou solicitante de asilo. Haverá também uma declaração de emergência nacional no setor de energia, para permitir o aumento da exploração de petróleo e gás. Cartéis de traficantes serão declarados organizações terroristas. Programas ambientais serão revogados, assim como políticas de diversidade, incluindo proteções a estudantes transexuais.
*Com informações da Agência Reuters
-
ACRE6 dias atrás
Governo do Acre solicita apoio do Ministério do Turismo para realização de edição histórica da Expoacre
-
MUNDO5 dias atrás
Israel vota nesta sexta-feira acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza
-
POLÍCIA6 dias atrás
Segurança Pública leva ação a comunidades
-
POLÍTICA6 dias atrás
Em atenção à orientação do Ministério Público do Estado do Acre, publicamos a Recomendação nº 02/2024 (Autos nº 06.2024.00000777-2)
-
Tribunal de Justiça6 dias atrás
Presidência do TJAC assina contrato para implantação do Repositório Arquivístico Digital
-
RIO BRANCO5 dias atrás
Comunidade Vila Verde receberá água encanada após décadas de espera
-
ESPORTES4 dias atrás
Luana Silva bate japonesa e fatura título do Mundial Júnior de Surfe
-
MUNDO6 dias atrás
Israel e Hamas concordam com cessar-fogo e conflito pode chegar ao fim