Search
Close this search box.

MUNDO

Giro internacional: terremoto em Myanmar deixa ao menos 150 mortos

Publicados

MUNDO


Um terremoto de magnitude 7.7 atingiu Myanmar, resultando na morte de pelo menos 150 pessoas. O tremor foi sentido em países vizinhos, como China, Tailândia e Vietnã. Imagens feitas por moradores mostram os momentos de tremor e os estragos nas ruas de Mandalay, cidade localizada a cerca de 16 km do epicentro.

Inicialmente, o governo de Myanmar confirmou 134 mortes e 732 feridos, mas admitiu que esses números podem aumentar nos próximos dias. A situação é complicada pela censura do governo, que controla todas as mídias e a internet no país, dificultando o acesso a informações não oficiais. 

Na Tailândia, foram confirmadas mortes de ao menos seis pessoas. Na capital, Bangkok, imagens mostram a água de uma piscina em um dos arranha-céus sendo lançada devido aos tremores.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos alertou para o risco de deslizamentos de terra e liquefação do solo em Myanmar, um fenômeno que faz o solo se comportar como líquido, comprometendo a estrutura das construções.

Israel x Líbano

Israel voltou a bombardear a capital libanesa, Beirute, em um ataque que marca a primeira ação contra a cidade desde o acordo de cessar-fogo entre os dois países, em novembro do ano passado. Segundo autoridades de Tel Aviv, o objetivo do ataque era destruir um local onde o grupo extremista Hezbollah armazenava drones. Até o momento, não há informações sobre mortos ou feridos.

Na última semana, o exército israelense também atacou o sul do Líbano. O governo libanês afirmou que está buscando fortalecer as Forças Armadas do país para retomar áreas dominadas pelo Hezbollah e fez um apelo à comunidade internacional, especialmente aos Estados Unidos e à França, para que pressionem Israel a cumprir o acordo de cessar-fogo.

*Com informações da agência Reuters




Source link

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MUNDO

Giro Internacional: Daniel Noboa é reeleito presidente no Equador

Publicados

em


Equador

O presidente Daniel Noboa, do Equador, foi reeleito para mais quatro anos de mandato neste domingo (13). Na segunda-feira (14), a organização dos estados americanos referendou o resultado das urnas, que é contestado pela oposição. Noboa venceu a candidata de esquerda Luisa González em um segundo turno marcado por disputa acirrada. Noboa, que em 2023 se tornou o presidente mais jovem do país, disse que um novo mandato o permitirá controlar melhor a escalada do crime organizado e da violência no país.

Peru

O governo do Peru declarou luto nacional, nesta segunda-feira (14), em homenagem ao escritor Mario Vargas Llosa. Ele morreu nesse domingo 913), aos 89 anos, cercado pela família, em Lima, capital peruana. O funeral deve acontecer nos próximos dias. A obra de Vargas Llosa inclui mais de 30 romances, contos, ensaios e peças de teatro. Seus livros mais famosos incluem A cidade e os cães, Conversa na catedral e Travessuras da menina má. Em A guerra do fim do mundo, sobre o conflito de Canudos, o autor peruano se inspirou na obra Os sertões, do escritor brasileiro Euclides da Cunha.

Estados Unidos

A bordo de um foguete da Blue Origin, a estrela pop Katy Perry e outras cinco mulheres viajaram até a órbita do planeta, onde passaram um breve período sem gravidade, antes de retornar à Terra, em um voo que durou cerca de 11 minutos. Durante a viagem, Katy Perry cantou a música What a wonderful world, de Louis Armstrong. Esse foi o primeiro voo espacial só de mulheres desde que a cosmonauta soviética Calentina Tereshkova, fez um voo solo no espaço em 1963.

*Com informações da Agência Reuters

 




Source link

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

POLÍTICA AC

ACRE

POLÍCIA

202417

MAIS LIDAS DA SEMANA