ESPORTES
Goiânia e São Luís sediarão Jogos Universitários Brasileiros Atléticas
ESPORTES

A terceira edição dos Jogos Universitários Brasileiros Atléticas (JUBs Atléticas) já tem data e locais confirmados. Pela primeira vez a competição será disputada de forma simultânea em duas sedes. Entre os dias 21 e 25 de maio, estudantes de agremiações de todo o país medem forças em Goiânia (GO) e em São Luís (MA). Serão, ao todo, disputas em 16 modalidades: basquetebol, beach tennis, cabo de guerra, cheerleading, desafio de bateria, futsal, futvôlei, handebol, natação, poker, sinuca, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez. O JUBs Atléticas é o segundo evento do calendário do esporte universitário. Antes, entre os dias 11 e 18 de maio, o estado de Goiás recebe o JUBs Futebol nas cidades de Goiânia, Goianira e Trindade.
O JUBs Atléticas e o JUBs Futebol serão as primeiras competições de Alim Maluf Neto como presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Ele assumiu a presidência da entidade no fim de março, substituindo Luciano Cabral. A chapa de Neto, nomeada Inovação e Experiência, é uma continuidade do trabalho anterior, e foi eleita por aclamação. São quatro anos de mandato e os primeiros desafios pela frente.
“É uma honra assumir a presidência da CBDU. Fruto de um trabalho de uma equipe que desenvolve o esporte universitário no país. Nossa missão é seguir o trabalho que vem sendo feito nos últimos anos. Temos muito trabalho e uma responsabilidade muito grande. Vamos agora para nossas atividades esportivas, começando com o JUBs Fut, em Goiânia, Goianira e Trindade. De lá saímos direto para São Luís e Goiânia, para o JUBs Atléticas, e ainda teremos as seletivas do JUBs em maio, que serão em Brasília. Agosto será a vez do JUBs Praia e em outubro o ‘Jubão’ em Natal [RN]. Mais um grande ano que pretendemos fortalecer ainda mais o esporte universitário nacional”, declarou Alim Maluf Neto.
Quem tem experiência no JUBs Atléticas é o curso de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A Halterada é a atual bicampeã da competição, e o presidente Bruno Oliveira deixou claro que vai em busca do tri: “Claro que vamos com tudo para mais um título. Podem esperar. Mas também sabemos que o JUBs Atléticas é um local de confraternização entre as universidades de todo o país. Além disso, como ocorre no curso de Educação Física da UFPE, o crescimento do esporte universitário auxilia na inserção do profissional no mercado de trabalho. É comum ex-alunos nossos se tornarem técnicos dos nossos times, por exemplo. Isto dá experiência para o profissional de Educação Física”.
Bruno Oliveira representou a Halterada em Brasília, na última semana de março, quando a Confederação Brasileira do Desporto Universitário abriu o calendário de 2025 na CBDU Week, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Na ocasião, a entidade promoveu o Summit do Esporte Universitário, com palestras e debates sobre o universo profissional para além da carreira de atleta. No mesmo evento, destaques do ano de 2024 no esporte universitário foram premiados pela CBDU. Atletas, patrocinadores, instituições de ensino e órgãos governamentais foram homenageados no Melhores do Ano, que encerrou a CBDU Week. A equipe de esportes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) recebeu um prêmio pela cobertura do esporte universitário durante todo o ano de 2024.

ESPORTES
Morre Antônio Aquino Lopes, presidente da Federação de Futebol do Acre

O mundo esportivo acreano amanheceu com a triste notícia do falecimento do presidente da Federação Futebol do Acre senhor Antônio Aquino Lopes. Toniquim como era mais conhecido não apresenta problemas de saúde, mas, na madrugada desta quarta-feira, 16, faleceu em Rio Branco.
Natural de Rio Branco, Antônio Aquino Lopes formou-se em Direito e, logo após, se destacou como uma figura essencial na administração do futebol. Assumiu a presidência da Federação de Futebol do Acre (FFAC) em abril de 1984, e durante sua gestão, em 1989, foi responsável por um marco histórico: a profissionalização do futebol no estado. Essa conquista não apenas elevou o nível das competições, mas também possibilitou que muitos atletas locais fossem reconhecidos no cenário nacional.
O dirigente também ocupou o cargo de vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), onde contribuiu para o desenvolvimento do esporte em nível nacional. Seu compromisso e paixão pelo futebol foram fundamentais para moldar o futuro de muitos clubes e atletas do Acre, que tiveram a oportunidade de brilhar sob sua liderança.
-
COLUNISTAS7 dias atrás
Passeio em Orlando
-
POLÍTICA6 dias atrás
Afonso Fernandes alerta sobre riscos do Acre virar “corredor de exportação” e critica precariedade da BR-317
-
POLÍTICA7 dias atrás
Primeira Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Rio Branco leva serviços à população e audiência pública na Baixada da Sobral
-
POLÍTICA6 dias atrás
“Não podemos colocá-los na rua sem planejamento” – Assembleia Legislativa do Estado do Acre
-
POLÍCIA5 dias atrás
Polícia Civil deflagra ‘Operação Disciplina’ e prende lideranças de facção criminosa por homicídio ocorrido em 2017
-
POLÍCIA7 dias atrás
Diarista morre após perder o controle da moto, derrubar portão de residência e quebrar o pescoço no muro da casa
-
RIO BRANCO7 dias atrás
Consórcio do Acre avança na gestão de resíduos sólidos e projeta fim dos lixões até 2026
-
RIO BRANCO7 dias atrás
Encontro promovido pelo Sebrae e Associação dos Municípios do Acre destaca protagonismo municipal no desenvolvimento do Estado