ACRE
Governo do Acre lança a 11ª edição da mostra Viver Ciência com foco nas águas da Amazônia e abre inscrições para escolas
ACRE

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), realizou nesta terça, 15, no auditório da escola Armando Nogueira, a abertura oficial da 11ª edição da Mostra Acreana de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – Viver Ciência. Consolidada como uma das maiores iniciativas de popularização da ciência na educação básica do estado, a Viver Ciência valoriza a construção de uma escola que pensa, pesquisa e transforma.

Neste ano, o evento traz como tema “Das Águas da Amazônia aos Oceanos: Conexões que Sustentam a Vida e a Cultura”. A ideia é promover reflexões sobre os sistemas hídricos que integram natureza, sociedade, economia e cultura. A proposta é dialogar com os desafios contemporâneos e com os saberes ancestrais, valorizando os povos da floresta e destacando a urgência de um desenvolvimento sustentável.
Durante a solenidade de lançamento, o secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, destacou o papel da ciência como eixo estruturante da educação e da transformação social. “A Viver Ciência tem um impacto direto na formação dos nossos estudantes. Mais que uma mostra, ela é uma política pública que desperta vocações, promove a pesquisa e fortalece o protagonismo juvenil em todos os municípios do Acre”, afirmou.

As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 11 de maio, por meio do site: http://viverciencia.see.ac.gov.br.
Cada escola poderá participar com equipes compostas por um professor ou orientador e uma turma de estudantes, sendo facultativa a participação de um coorientador. Não há limite de projetos por escola, desde que cada equipe esteja claramente identificada e cumpra integralmente as etapas previstas no edital.
O grande diferencial desta edição é o suporte pedagógico contínuo oferecido aos participantes: professores contarão com materiais orientadores, acompanhamento pedagógico e uma sala virtual estruturada para apoiar todas as etapas de desenvolvimento dos projetos, desde a escolha do tema até a apresentação final.

O chefe do Departamento de Inovações Educacionais e Mídias Digitais da SEE, Anderson Paiva Melo, ressaltou que a mostra cresce a cada edição, envolvendo um número cada vez maior de escolas e estudantes em todo o estado. “Preparamos um edital com muito cuidado e carinho, com orientações claras para que professores e estudantes desenvolvam projetos cheios de investigação, criatividade e inovação”, afirmou.
Agenda itinerante em 2025
Além da mostra estadual, a Viver Ciência promoverá etapas itinerantes em municípios do interior, ampliando o alcance e a participação dos estudantes em todo o território acreano. Confira o cronograma:
27/05/2025 – Viver Ciência Itinerante – Senador Guiomard
03/06/2025 – Viver Ciência Itinerante – Porto Acre
17/06/2025 – Viver Ciência Itinerante – Plácido de Castro
08/07/2025 – Viver Ciência Itinerante – Mâncio Lima
09/07/2025 – Viver Ciência Itinerante – Cruzeiro do Sul
19/08/2025 – Viver Ciência Itinerante – Sena Madureira
26/08/2025 – Viver Ciência Itinerante – Brasileia/Epitaciolândia
09/09/2025 – Viver Ciência Itinerante – Xapuri
23/09/2025 – Viver Ciência Itinerante – Tarauacá
07/10/2025 – Viver Ciência Itinerante – Porto Walter
Sobre a mostra
Criada em 2014, a Viver Ciência tem como objetivo incentivar a iniciação científica na educação básica e promover o intercâmbio de experiências entre escolas públicas e instituições de pesquisa. Em sua última edição, o evento mobilizou centenas de escolas e milhares de estudantes em todo o estado.
The post Governo do Acre lança a 11ª edição da mostra Viver Ciência com foco nas águas da Amazônia e abre inscrições para escolas appeared first on Noticias do Acre.

ACRE
Acre recebe 78 mil doses para vacinação de alunos em escolas públicas

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), recebeu nesta quinta-feira, 16, um novo lote com 78 mil doses de vacinas de rotina, que serão utilizadas no reforço das ações do Programa Saúde na Escola. A entrega faz parte de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, o objetivo é aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes em todo o país.
A remessa inclui doses dos imunizantes contra o HPV (6 mil), meningocócica ACWY (6 mil), tríplice viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola – (12 mil), febre amarela (10 mil), BCG (14 mil), pentavalente (6 mil), poliomielite (8 mil), tétano (10 mil) e pneumocócica 10 (6 mil). As vacinas serão utilizadas tanto nas ações itinerantes nas escolas quanto para suprir os postos de saúde com imunizantes essenciais do calendário vacinal.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização no Acre, Renata Quiles, destaca que o reforço nas doses chega em um momento oportuno. “Infelizmente, ao longo dos anos, vimos uma diminuição na procura pela vacinação de nossas crianças, reflexo de movimentos que tentam descredibilizar a eficácia dos imunizantes. Essas vacinas já erradicaram inúmeras doenças no passado e, com essa onda de desinformação, é fundamental que a população entenda o valor inestimável das vacinas para a saúde coletiva e confie nos benefícios que elas proporcionam”, enfatizou.

O Programa Saúde na Escola, que está em execução desde o dia 1° de abril em 597 escolas públicas acreanas, pretende alcançar cerca de 147 mil alunos em todo o estado. Além da vacinação, a ação envolve a checagem da caderneta de imunização, orientação às famílias e encaminhamento para atualização nos postos de saúde, quando necessário.
As vacinas serão aplicadas por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), com o apoio logístico das secretarias municipais.
“De 14 a 25 de abril deste ano estaremos intensificando essas ações nas escolas, porém as vacinas de rotina ficarão à disposição do público o ano todo nos postos de saúde. O programa representa para nós a oportunidade de levar informação, orientação e cuidado diretamente aos estudantes, garantindo que todo jovem tenha acesso às ações preventivas e essenciais, fortalecendo o suporte à família e contribuindo para um ambiente escolar mais seguro”, descreveu Ariane Farias, chefe do Núcleo do Programa Saúde na Escola da Sesacre.

O governo também incentiva o uso da Caderneta Digital de Saúde da Criança, disponível no aplicativo Meu SUS Digital, que permite que pais e responsáveis acompanhem em tempo real o histórico de vacinação dos filhos pelo celular ou navegador. A ferramenta é mais uma aliada no esforço de modernizar e tornar mais acessível o cuidado com a saúde infantil.
“Receber esse lote de 78 mil doses significa reforçar o nosso compromisso com a saúde preventiva. Estamos mobilizando toda a rede de apoio necessária para garantir que nenhuma criança ou adolescente fique sem acesso às vacinas. A imunização é uma responsabilidade coletiva que evita surtos e superlotação dos serviços de saúde, portanto é um compromisso e uma prioridade para o governo do Acre”, disse o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.
The post Acre recebe 78 mil doses para vacinação de alunos em escolas públicas appeared first on Noticias do Acre.
-
COLUNISTAS7 dias atrás
Passeio em Orlando
-
POLÍTICA6 dias atrás
Afonso Fernandes alerta sobre riscos do Acre virar “corredor de exportação” e critica precariedade da BR-317
-
POLÍTICA6 dias atrás
“Não podemos colocá-los na rua sem planejamento” – Assembleia Legislativa do Estado do Acre
-
POLÍCIA5 dias atrás
Polícia Civil deflagra ‘Operação Disciplina’ e prende lideranças de facção criminosa por homicídio ocorrido em 2017
-
POLÍCIA7 dias atrás
Diarista morre após perder o controle da moto, derrubar portão de residência e quebrar o pescoço no muro da casa
-
POLÍTICA6 dias atrás
Alunos da Escola Clícia Gadelha visitam Aleac e conhecem um pouco sobre a rotina do legislativo – Assembleia Legislativa do Estado do Acre
-
MUNDO6 dias atrás
Sem unanimidade, declaração da Celac condena tarifaço de Trump
-
MUNDO6 dias atrás
Guerra tarifária norte-americana gera incertezas na economia mundial