Search
Close this search box.

POLÍCIA

Indígenas denunciam invasão de criminosos, abusos sexuais e agressões em aldeias do Acre

Publicados

POLÍCIA

Lideranças indígenas denunciaram nesta quarta-feira, 27, por meio de rede social, que um grupo de faccionados invadiu quatro aldeias no Rio Gregório, em Tarauacá, e estuprou mulheres. Segundo a denúncia, há indígenas amarrados e mulheres e crianças sendo abusadas sexualmente.

“Aqui sou eu, Gecê Yawanawa, do rio Gregório. Quero acionar aqui que apareceram uns homens armados, que estão matando mulher e criança. E tá muito perigoso pra lá. Estão abusando das mulheres. Ninguém sabe de onde é que são. É urgente, delegado, é urgente. Estão todos desesperados, é urgente”, afirmou o indígena em áudio.

Em vídeo, o Cacique Iskikua pede socorro às autoridades. “Aqui quem vos fala é o cacique da Aldeia Nova Esperança do Rio Gregório. Neste momento, estou na capital em Rio Branco e nesse exato momento tem dentro da terra indígena do Rio Gregório uma facção criminosa que acabou de invadir uma aldeia, a aldeia dos parentes Camanawa. É do, que é conhecido como pajé caminhão. Eu peço encarecidamente, já avisei as autoridades, avisei a polícia de Tarauacá, mas estou usando a minha rede social pra que isso alcance mais gente”.

De acordo com ele, os criminosos estariam abusando das mulheres e espancando crianças. Os homens indígenas estariam reféns. “Estou me expondo aqui. Mas eu estou falando como pai, como liderança também porque estou preocupado. Não sei qual o motivo, o porquê, a gente está indignado com isso e preocupado. Pode acontecer um confronto. E é isso que a gente não quer. A gente é o povo da paz. A gente é o povo da cura. A gente é o povo da alegria. Mas quando é preciso defender nossos filhos e a honra das mulheres, a gente vai fazer o que for possível. Então pra que não aconteça coisa pior, a gente pede que as autoridades se desloquem e ajudem os parentes. A polícia precisa ir lá agora ajudar nossos parentes”, pediu.

A Polícia Militar diz que está apurando os fatos e que acionou a Polícia Federal. O delegado de polícia Civil de Tarauacá, Ronério Silva, diz que foi acionado e que está se mobilizando para ir ao local. “Os caciques estão entrando em contato comigo. A gente vai estar montando uma equipe para ir em local”, destacou.

AC24H

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Polícia penal flagra tentativa de fuga com plano que envolveu 13 detentos

Publicados

em

Uma tentativa de fuga foi flagrada no presídio Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, no final da tarde dessa quarta-feira (4), após o horário de visitas. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (5) pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), que disse ainda que pelo menos 13 detentos faziam parte do plano.

A fuga foi esquematizada no bloco 8 da unidade. Por meio de fotos do local, é possível perceber que um buraco estava sendo feito na parede. Os policiais penais também encontraram uma corda que seria utilizada na debandada. Os detentos envolvidos no plano responderão a processo disciplinar.

“Policiais perceberam uma movimentação entranha e a equipe de segurança prontamente organizou a entrada no local e graças a rápida ação, foi possível evitar a fuga de 13 detentos”, informou o Iapen por meio de nota.

G1 ACRE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

POLÍTICA AC

ACRE

POLÍCIA

161244

MAIS LIDAS DA SEMANA