POLÍTICA
Lene Petecão destaca importância do Programa de Democratização de Imóveis da União — Câmara Municipal de Rio Branco
POLÍTICA
A vereadora Lene Petecão (UB) assumiu o comando da Prefeitura de Rio Branco na última quarta-feira, 13, após o prefeito Tião Bocalom se ausentar do Município devido agendas institucionais. Durante sessão na Câmara Municipal, na quinta-feira, 14, a parlamentar relatou as ações realizadas enquanto prefeita em exercício.
“Participei da abertura do Seminário de Emprega Rio Branco, cujo objetivo é qualificar pessoas para o mercado de trabalho. Me animei e me emocionei, pois encontrei ali muitas mulheres e essa é uma pauta que constantemente levanto aqui, a importância da qualificação feminina, da independência financeira”, frisou.
Lene abordou ainda a participação no Fórum Estadual de Apoio ao Programa de Democratização de Imóveis da União no Acre, cujo objetivo é destinar imóveis federais para políticas públicas estratégicas do Governo Federal, em benefício da população, a partir de diálogo federativo e com a sociedade, considerando a função social e ambiental dos imóveis da União.
“Essa é uma política pública importante para Rio Branco e responde a desafios da realidade acreana, como a carência de moradias populares e a necessidade de destinar imóveis públicos para funções sociais. Mais de 150 mulheres que moram em áreas alagadiças serão beneficiadas e essa notícia encheu meu coração de alegria”, finalizou.
POLÍTICA
Com a presença do Acre, deputados elegem diretoria do colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas
O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga ( PSDB), participou na manhã desta quinta-feira (5), da eleição da nova diretoria do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil. O pleito aconteceu dentro da programação da 27ª Conferência da UNALE, que começou na última terça-feira, no Rio de Janeiro.
Desativado desde 2020, o Colegiado é formado exclusivamente por presidentes das 14 Casas Legislativas estaduais filiadas a UNALE. O órgão atua na defesa das prerrogativas, do fortalecimento e da ampliação dos direitos dos legisladores no país.
Em votação unânime, os deputados elegeram presidente, Bruno Peixoto, de Goiás, ficando Marcelo Santos, do Espírito Santo na vice-presidência e Alencar da Silveira, de Minas Gerais, na primeira secretaria.
A reunião foi coordenada pelo presidente da UNALE, Sérgio Aguiar (CE) com a presença da deputada carioca, Tia Jú, que será aclamada nova presidente da entidade.
Luiz Gonzaga ressaltou a relevância da reativação do colegiado para o fortalecimento e integração das casas legislativas, principalmente para a Amazônia.
“Teremos de volta uma entidade para representar de forma legítima, pautas que sozinho um presidente de uma Assembleia não tem força para levar adiante. A unanimidade na indicação do novo presidente mostra que o grupo está unido e fortalecido para retomar as discursões necessárias em defesa do legislativo dos estados. Parabenizo aqui a UNALE por oportunizar que esse colegiado voltasse a exercer suas atividades“, destacou Gonzaga.
A posse da nova diretoria do Colegiado vai acontecer em conjunto com a posse da UNALE, marcada para o dia 15 de janeiro de 2025, em Brasília.
Texto: Jairo Barbosa
Fotos: Ismael Medeiros
-
POLÍCIA6 dias atrás
Polícia prende três suspeitos de homicídio e apreende materiais ilícitos em operação
-
ACRE7 dias atrás
Governo entrega viaturas para a segurança pública e anuncia novos investimentos
-
RIO BRANCO3 dias atrás
Prefeitura interdita, temporariamente, ruas no Centro para instalação da decoração natalina
-
COLUNISTAS7 dias atrás
A figura de Flaviano Melo na história do saneamento do Acre
-
RIO BRANCO6 dias atrás
Novembro Azul, em Rio Branco, encerra atividades com foco na saúde masculina
-
RIO BRANCO3 dias atrás
Prefeito Tião Bocalom e senador Márcio Bittar fazem visita técnica nas obras do viaduto Mamedio Bittar
-
ACRE4 dias atrás
Governo vai reaplicar prova de candidatos da tarde na escola Djalma Teles; veja data
-
ACRE2 dias atrás
Valor da tarifas residenciais deve ter redução de mais de 4% em dezembro no Acre, anuncia Aneel