ESPORTES
Lula cobra providências após racismo contra jogador do Palmeiras
ESPORTES

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou providências das entidades de futebol e punição aos responsáveis pelo episódio de racismo sofrido pelo jogador Luighi, do Palmeiras, durante uma partida da Libertadores Sub-20, em Assunção.
“Todo apoio ao nosso jovem Luighi, do Palmeiras, vítima de ato racista no Paraguai. O futebol significa trabalho coletivo, superação e respeito. Racismo significa o fracasso da humanidade. Basta de ódio disfarçado de rivalidade. O mundo não pode mais tolerar esse tipo de violência que fere a dignidade e a esperança da nossa juventude. A FIFA, a Conmebol e a CBF precisam agir e que os culpados sejam exemplarmente responsabilizados”, disse o presidente, em postagem na rede social X.
Lula já se manifestou em casos anteriores, como a perseguição de torcedores espanhóis ao jogador Vinicius Júnior, do Real Madrid.
O presidente reforçou a posição do governo de combate ao racismo e outras formas de preconceito.
Entenda o caso
O jogador Luighi, da Sociedade Esportiva Palmeiras, foi alvo de xingamentos e gestos racistas de torcedores do Cerro Porteño no momento em que comemorava um gol na partida entre os times pela Taça Conmebol Libertadores sub-20, na capital paraguaia.
O time paulista venceu por 3 a 0 a equipe paraguaia.
Em entrevista à imprensa após o jogo, o atacante se emocionou e questionou “até quando” ações como essa passarão impunes. Ele dirigiu a pergunta aos repórteres que não citaram o episódio durante entrevista após a partida. O jogador cobrou ainda um posicionamento da Conmebol, organizadora da competição.
“A Conmebol vai fazer o que sobre isso? O que fizeram comigo foi um crime”, desabafou o atleta.
“Dói na alma. E é a mesma dor que todos os pretos sentiram ao longo da história, porque as coisas evoluem, mas nunca são 100% resolvidas. O episódio de hoje deixa cicatrizes e precisa ser encarado como é de fato: crime. Até quando? é a pergunta que espero não ser necessária ser feita em algum momento. Por enquanto seguimos lutando”, disse Luighi, nas redes sociais.
Exclusão do Cerro Porteño
Ainda na quinta-feira (6), a Conmebol e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se manifestaram contra os atos racistas e afirmaram rejeitar “categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo” e que “medidas disciplinares apropriadas serão implementadas, e outras ações estão sendo avaliadas em consulta com especialistas da área”.
A CBF disse que “enviou nesta sexta-feira (7) denúncia à Conmebol pedindo a punição dos torcedores e a exclusão do Cerro Porteño, do Paraguai, da Libertadores Sub-20“.

ESPORTES
Morre Antônio Aquino Lopes, presidente da Federação de Futebol do Acre

O mundo esportivo acreano amanheceu com a triste notícia do falecimento do presidente da Federação Futebol do Acre senhor Antônio Aquino Lopes. Toniquim como era mais conhecido não apresenta problemas de saúde, mas, na madrugada desta quarta-feira, 16, faleceu em Rio Branco.
Natural de Rio Branco, Antônio Aquino Lopes formou-se em Direito e, logo após, se destacou como uma figura essencial na administração do futebol. Assumiu a presidência da Federação de Futebol do Acre (FFAC) em abril de 1984, e durante sua gestão, em 1989, foi responsável por um marco histórico: a profissionalização do futebol no estado. Essa conquista não apenas elevou o nível das competições, mas também possibilitou que muitos atletas locais fossem reconhecidos no cenário nacional.
O dirigente também ocupou o cargo de vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), onde contribuiu para o desenvolvimento do esporte em nível nacional. Seu compromisso e paixão pelo futebol foram fundamentais para moldar o futuro de muitos clubes e atletas do Acre, que tiveram a oportunidade de brilhar sob sua liderança.
-
COLUNISTAS7 dias atrás
Passeio em Orlando
-
POLÍTICA6 dias atrás
Afonso Fernandes alerta sobre riscos do Acre virar “corredor de exportação” e critica precariedade da BR-317
-
POLÍTICA6 dias atrás
“Não podemos colocá-los na rua sem planejamento” – Assembleia Legislativa do Estado do Acre
-
POLÍCIA5 dias atrás
Polícia Civil deflagra ‘Operação Disciplina’ e prende lideranças de facção criminosa por homicídio ocorrido em 2017
-
POLÍCIA7 dias atrás
Diarista morre após perder o controle da moto, derrubar portão de residência e quebrar o pescoço no muro da casa
-
POLÍTICA6 dias atrás
Alunos da Escola Clícia Gadelha visitam Aleac e conhecem um pouco sobre a rotina do legislativo – Assembleia Legislativa do Estado do Acre
-
MUNDO6 dias atrás
Sem unanimidade, declaração da Celac condena tarifaço de Trump
-
MUNDO6 dias atrás
Guerra tarifária norte-americana gera incertezas na economia mundial