RIO BRANCO
Novembro Azul, em Rio Branco, encerra atividades com foco na saúde masculina
RIO BRANCO
A programação do Novembro Azul, em Rio Branco, promovida pela Prefeitura de Rio Branco, em parceria com o Governo do Estado, chegou ao fim, nesta quinta-feira (28), com um evento realizado no Museu dos Povos Acreanos.
O encerramento contou com a presença de técnicos do Instituto ProMundo, que trabalha de em colaboração com o Ministério da Saúde, para debater estratégias de promoção da saúde masculina.
O encontro reuniu profissionais de saúde para discutir abordagens inovadoras e inclusivas, voltadas ao atendimento integral dos homens. O evento enfatiza a necessidade de superar barreiras culturais e comportamentais que afastam os homens dos serviços de saúde.
Dados apresentados no evento mostram que os homens, em geral, acessam menos os serviços de saúde, possuem maior mortalidade e têm uma expectativa de vida inferior à das mulheres.
Segundo a assessora técnica de coordenação de Atenção à Saúde do Homem, Caroline Picerni, isso está relacionado a construções sociais de masculinidade, que desestimulam a busca por atendimento médico e a expressão de vulnerabilidades emocionais.
“O importante da gente estar aqui é a gente reverter os números. A gente sabe hoje que o homem morre sete vezes mais do que as mulheres. Ele tem uma expectativa de vida menor do que das mulheres. É importante a gente ter um momento, um espaço, um dia todo para falar das estratégias de como a gente faz o atendimento da população masculina no território.”
Entre as estratégias apresentadas no encontro, destacou-se a Estratégia Pré-Natal do Parceiro, que busca envolver os homens no acompanhamento da saúde familiar. Essa iniciativa utiliza o momento do pré-natal como uma oportunidade para aproximá-los das unidades de saúde e incentivá-los a adotar cuidados preventivos.
O objetivo é transformar esse cenário alarmante e mostrar que cuidar da saúde é fundamental para melhorar a qualidade de vida e reduzir a mortalidade masculina. Com ações concretas e conscientização. A ideia é promover um atendimento mais humanizado e eficaz, fortalecendo o vínculo entre os homens e os serviços de saúde, explicou Francisco Holanda, coordenador municipal da Saúde do Homem.
“Nós temos todas as Unidades de Saúde espalhadas em Rio Branco. Que o homem pode procurar a mais próxima da sua casa. Todos os serviços que ele vai ter acesso. Basta mesmo o homem se dirigir à Unidade de Saúde e tentar realizar a consulta que ele quer.”
RIO BRANCO
Prefeitura veta Projeto de Lei que proibia participação de menores na Parada LGBT
Após a polêmica com a aprovação de um Projeto de Lei (PL) que proibia a participação de crianças e adolescentes na Parada do Orgulho LGBT+ em Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom (PL) decidiu vetar o texto, considerado inconstitucional pela Procuradoria Geral do Município (PGM), e os ministérios públicos Federal e Estadual.
O veto foi anunciado durante entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (5), na sede da prefeitura. À imprensa, Bocalom informou que se pauta pela legalidade, e, portanto, seguiu o veto recomendado pela PGM. A decisão ainda não foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
“Eu sempre me pautei pela legalidade das ações que realizo enquanto gestor público. E essa é mais uma delas. Então, a legalidade disso é realmente o veto”, resumiu.
A orientação que levou o prefeito a vetar o PL de autoria do vereador João Marcos Luz, aliado de Bocalom na Câmara de Vereadores, é explicada pelo procurador-geral do município, Joseney Costa.
Basicamente, segundo Costa, a lei traz um conteúdo sobre o qual estados e municípios não têm competência para legislar.
Vereador quis intimidar evento
A Justiça do Acre determinou, no último domingo (1º), que o vereador João Marcos Luz (PL) e dois portais de notícias do estado apagassem um vídeo em que o parlamentar aparecia convocando a população de Rio Branco a fiscalizar a 17ª Parada do Orgulho LGBT+, que ocorreu no domingo e que cerca de 7 mil pessoas compareceram.
O g1 entrou em contato com Luz, que afirmou ter seguido a determinação da Justiça. “O caso está sendo tratado pelo meu advogado”. Com 2.775 votos, ele não conseguiu se reeleger vereador nas eleições deste ano.
-
POLÍCIA6 dias atrás
Polícia prende três suspeitos de homicídio e apreende materiais ilícitos em operação
-
ACRE7 dias atrás
Governo entrega viaturas para a segurança pública e anuncia novos investimentos
-
RIO BRANCO3 dias atrás
Prefeitura interdita, temporariamente, ruas no Centro para instalação da decoração natalina
-
COLUNISTAS7 dias atrás
A figura de Flaviano Melo na história do saneamento do Acre
-
RIO BRANCO3 dias atrás
Prefeito Tião Bocalom e senador Márcio Bittar fazem visita técnica nas obras do viaduto Mamedio Bittar
-
ACRE4 dias atrás
Governo vai reaplicar prova de candidatos da tarde na escola Djalma Teles; veja data
-
ACRE2 dias atrás
Valor da tarifas residenciais deve ter redução de mais de 4% em dezembro no Acre, anuncia Aneel
-
ACRE3 dias atrás
Por conta de ocorrências e falhas na organização, Educação discute cancelamento de concurso