ESPORTES
Palmeiras é surpreendido, perde de 3 a 0 para LDU e se complica na Libertadores
ESPORTES
Com o placar, o time de Abel Ferreira precisará vencer por quatro gols de diferença no jogo de volta, na Arena Palmeiras, para avançar à final no tempo normal

O Palmeiras vive um momento de instabilidade em uma temporada que até então parecia promissora. Em apenas quatro dias, o time acumulou duas derrotas que mudaram o rumo do ano. Nesta quinta-feira (23), na altitude de Quito, o Alviverde teve uma atuação muito abaixo do esperado e perdeu por 3 a 0 para a LDU, no jogo de ida das semifinais da Copa Libertadores. O técnico Abel Ferreira errou na estratégia inicial e não conseguiu corrigir a tempo as falhas defensivas que marcaram o primeiro tempo. A lentidão da equipe, a má atuação de Khellven e a pouca efetividade do ataque contribuíram para o resultado negativo.
Com o placar, o Palmeiras precisará vencer por quatro gols de diferença no jogo de volta, no Allianz Parque, para avançar à final no tempo normal. Um triunfo por três gols leva a decisão para os pênaltis. A LDU pode perder por até dois gols de diferença que, ainda assim, garante a vaga.
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Em campo, o Palmeiras começou disperso e desorganizado, permitindo que a LDU dominasse as ações. O time equatoriano explorou repetidamente o lado esquerdo da defesa alviverde e abriu o placar aos 16 minutos, com Villamil. Aos 27, Alzugaray ampliou de pênalti, após toque de mão de Andreas Pereira. No fim da primeira etapa, Ramírez fez grande jogada pela direita e deixou Villamil livre para marcar o terceiro.
No segundo tempo, Abel tentou reagir com as entradas de Giay e Sosa, e depois dobrou o setor esquerdo com Piquerez e Jefté. O Palmeiras melhorou, mas sem eficiência. Sosa teve a melhor chance, mas parou em grande defesa de Domínguez. Já nos minutos finais, Bryan Ramírez foi expulso por falta dura em Giay, e Flaco López ainda acertou uma cabeçada perigosa, mas o placar permaneceu inalterado.
O Palmeiras volta a campo no domingo (26), às 20h30, para enfrentar o Cruzeiro no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. A LDU, por sua vez, aproveita o fim de semana para descansar e se preparar para o duelo decisivo da próxima quinta-feira (30), às 21h30, em São Paulo.
*Com informações do Estadão Conteúdo
COLUNISTAS
Japão e Brasil: Um resultado e várias respostas
Por Taynan Lima de Brito
No amistoso entre Japão e Brasil no Ajinomoto Stadium, em Tóquio, os torcedores japoneses viram pela primeira vez na história dos confrontos, uma vitória da seleção mandante!
Em um jogo onde, no primeiro tempo, teve um excelente resultado para os visitantes, com boas triangulações que conseguiram furar o bloqueio japonês e abrir o placar com a tabelinha:
– Paulinho tocou para Paquetá, que passou para Bruno Guimarães, e este de primeira devolveu para Paulinho infiltrando na área, recebeu e tocou na saída do goleiro.
Seis minutos depois, o mesmo Paquetá tocou por elevação para Gabriel Martinelli, que recebeu, ajeitou e bateu cruzado de esquerda para ampliar o placar.
O Brasil foi para o intervalo com o placar de 2 a 0 e com domínio das ações no jogo, o que talvez tenha gerado um relaxamento e o apagão do início da segunda etapa, em que sofreu uma virada em menos de 19 minutos.
O primeiro gol surgiu aos seis minutos da segunda etapa, de uma falha do zagueiro Fabrício Bruno que escorregou e acabou tocando a bola no pé de Minamino, que encheu o pé e não desperdiçou a falha. O mesmo Fabrício Bruno também falharia no segundo gol:
– jogada de Nakamura dentro da pequena área completando para as redes de Hugo Souza em um chute cruzado, dez minutos após a primeira falha. O terceiro gol saiu aos 25 minutos da segunda etapa após escanteio cobrado por Ito. Ueda subiu mais que Beraldo, cabeceou e marcou. Hugo Souza tentou espalmar, acabou pegando com o peito e a bola foi para o gol.
O resultado em si não altera em nada a preparação proposta pela Seleção. Na verdade, serviu como uma excelente observação para Ancelotti, que pôde observar jogadores com pouca minutagem e as caras novas da seleção, nesse caso, o “Cara” novo da Seleção. Se alguém ganhou pontos mesmo com a derrota, esse alguém foi Paulo Henrique, lateral-direito do Vasco e convocado pela primeira vez à seleção após o corte de Wesley da Roma-ITA.
Jogou alguns bons minutos na goleada contra a Coreia do Sul, em Seul e, hoje, como titular, aproveitou a chance não somente pelo gol em bela trama com Paquetá e Bruno Guimarães, mas também porque, mesmo com o nervosismo da estreia, teve a melhor nota do time brasileiro no jogo. Errou pouquíssimos passes e desarmou quatro vezes na partida de hoje. Entrou de vez na briga pela vaga na Copa, naquela que talvez seja, hoje, a grande incógnita para Carleto: as laterais, principalmente a direita. Já com as falhas, Fabrício Bruno e Hugo Souza viram suas chances de ir ao Mundial diminuírem e abrirão espaço para concorrentes.
Ancelotti já deixou claro que tem pelo menos 15 nomes definidos para o Mundial de 2026 (caso ninguém se machuque ou tenha qualquer outro empecilho até a convocação final). Nesta Data FIFA, talvez tenha completado os 16 com a apresentação de PH em uma das posições mais abertas dessa lista. Até junho de 2026, data máxima para entrega da convocação final da Copa, muitos jogos ainda ocorrerão, inclusive duas Datas FIFA, em março e em junho, semanas antes do início da Copa do Mundo. A programação anunciada pelo próprio Carlo Ancelotti é entregar sua lista final em abril, após os jogos da Data FIFA em março, quando o Brasil pretende enfrentar duas seleções europeias, entre elas a França, que está quase confirmada e a Croácia.
O resultado de hoje talvez seja o principal debate, ao menos para os torcedores e jornalistas. Porém, para o treinador, as observações desses dias de treinamentos e os dois resultados, que foram extremamente distintos, devem ter servido como lições dos erros a ‘não cometer’ e dos acertos a se manter durante o maior torneio de futebol do mundo.
-
GERAL6 dias atrásEmpresário multinacional é assassinado e filho é o principal suspeito
-
GERAL6 dias atrásAcidente com ônibus deixa mortos e feridos na BR-423
-
GERAL6 dias atrásVulcão Kilauea no Havaí entra (de novo) em erupção. Veja as imagens
-
GERAL6 dias atrásDescriminalização do aborto: entenda o que está em discussão no STF e o que pode mudar
-
POLÍCIA4 dias atrásMorador de rua é espancado a pauladas ao tentar dormir em frente de casa em Rio Branco
-
GERAL5 dias atrásPolícia acha mais de 12 crânios e ossos humanos em apartamento de São Paulo
-
POLÍCIA6 dias atrásInvestigação da Polícia Civil resulta na prisão de articuladores de homicídio ligado facção criminosa
-
COLUNISTAS6 dias atrásCaro leitor, amigo leitora, você já viveu um grande e marcante amor?



