A Prefeitura de Rio Branco autorizou, nesta segunda-feira (08), a construção de duas pontes em concreto armado, sendo uma no Ramal da Piçarreira e outra no Ramal do Quixadá. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Tião Bocalom durante solenidade realizada às margens do Igarapé Martins, na regional do Calafate.
As obras têm como objetivo melhorar o acesso da população rural, garantindo mais segurança e mobilidade, principalmente durante o período de chuvas, além de beneficiar centenas de produtores que dependem dos ramais para escoar sua produção.
“Por aqui é bem mais perto, é isso que a gente espera: melhoras”, disse o agricultor Edmar Lima.(Foto: Val Fernandes/Secom)
Segundo os moradores, a construção das pontes representa mais qualidade de vida e menos isolamento para as famílias da região.“Fica melhor pra gente, pelo menos se não fizer a gente fica isolado. Tem que ir pela Transacreana, que aumenta uns 40 km. Aqui é bem mais perto, e é isso que a gente espera: melhora”, disse o agricultor Edmar Lima.
O produtor rural Osmar Rodrigues reforçou as dificuldades enfrentadas pelos moradores, principalmente no inverno. “A gente sofre muito aqui por falta de ramal, por falta de ponte, principalmente no inverno, que é complicado para se locomover. Com a ponte pronta, até as máquinas que vêm arrumar o ramal poderão passar com mais facilidade.”
“Com a ponte pronta, até as máquinas que vêm arrumar o ramal poderão passar com mais facilidade”, destacou Osmar. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O prefeito Tião Bocalom destacou que investir no setor rural é fundamental para o desenvolvimento da cidade e para garantir dignidade a quem vive no campo. “É o direito de ir e vir, de poder levar uma pessoa doente, das crianças irem à escola e de escoar a produção para gerar renda. Quando cuidamos bem do dinheiro público, conseguimos fazer muito. Nunca se fez tantas pontes e ramais como estamos fazendo agora”, afirmou.
“Quando cuidamos bem do dinheiro público, conseguimos fazer muito”, afirmou o prefeito. (Foto: Val Fernandes/Secom)
As duas pontes estão orçadas em pouco mais de R$ 500 mil, provenientes de recursos próprios da prefeitura, e têm previsão de conclusão em até 30 dias. Segundo o secretário municipal de Agricultura e Agropecuária, Eracídes Caetano, a utilização de estruturas pré-moldadas vai agilizar a execução dos trabalhos, garantindo mais rapidez e qualidade na entrega das obras. “As pontes são pré-moldadas. São produzidas na indústria e instaladas no local, o que dá mais rapidez e qualidade à obra. Somente nesta gestão, já construímos cinco pontes de concreto e aço, além de 89 pontes de madeira. Ao todo, já são cerca de 120 pontes entregues à população rural”, detalhou.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), tem intensificado as frentes de pavimentação em diferentes bairros da capital, proporcionando melhorias significativas para a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores.
Neste sábado (13), mais de dez equipes da Emurb estiveram espalhadas pela cidade, executando serviços de pavimentação, como no bairro Raimundo Melo, onde os trabalhos avançaram na rua Edmundo Pinto, uma das áreas mais aguardadas pelos moradores.
“Essa gestão tem trabalhado muito bem, estou feliz e agradeço à Prefeitura”, enalteceu Francivaldo Oliveira. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Francivaldo Oliveira, que mora há 20 anos no bairro, expressou sua satisfação com a obra: “Aqui era tudo esburacado, eu e vários outros motociclistas já caímos de moto. Agora tá show, só o tapete. Está ficando ótimo! Essa gestão tem trabalhado muito bem. Estou feliz e agradeço à Prefeitura. Não sou só eu, mas todos os moradores do bairro também estão felizes.”
Além das obras de pavimentação, a Prefeitura também está realizando outros serviços em diversos pontos da cidade, como tapa-buracos, drenagem, terraplanagem e remendos profundos. Sidnei Silva, encarregado da obra, explicou como estão sendo realizadas as ações: “Hoje, aproveitamos o sábado e o trânsito mais calmo para fazer o serviço de tapa-buracos. Estamos focados na Rio Grande do Sul, entre a Floriano Peixoto e a Getúlio Vargas. Durante a semana, o trabalho será feito em ruas mais tranquilas e nas linhas de ônibus.”
“A prefeitura também está realizando outros serviços em diversos pontos da cidade, como tapa-buracos, drenagem, terraplanagem e remendos profundos”, explicou Sidnei. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A Estrada Jarbas Passarinho, localizada no bairro Apolônio Sales, também está recebendo atenção especial. A via é uma das principais de acesso à zona rural e, com a obra, trará mais segurança e tranquilidade para os moradores da região.
O diretor-presidente da Emurb, Abdel Derze, destacou a importância da intervenção na estrada: “A Emurb está recuperando o pavimento até a Associação dos Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos do Acre (Apadeq), com um total de 1.900 metros já concluídos. Agora, estamos complementando a obra com mais 450 metros e, em seguida, vamos recuperar todo o pavimento existente.”
“A Emurb está recuperando o pavimento até a APADEQ, com um total de 1.900 metros já concluído”, disse Abdel. (Foto: Secom)
Com essas ações, a Prefeitura de Rio Branco segue comprometida em garantir melhores condições de tráfego e acesso para a população, promovendo a qualidade de vida e o desenvolvimento da cidade.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
%d
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.