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Projeto Detran nas Férias leva orientações para pedestres e ciclistas em locais de lazer de Rio Branco

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Por Beatriz Oliveira

Durante todo o mês de janeiro, período em que muitas pessoas estão de férias, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) realiza o projeto Detran nas Férias, que leva atividades de orientação aos principais parques e praças de Rio Branco, com foco na promoção de um trânsito mais seguro.

Com a iniciativa, os orientadores de trânsito da instituição aproveitam o grande fluxo de pedestres e ciclistas que se concentram nesses espaços públicos e disseminam informações sobre a utilização correta e segura das vias, bem como a importância do uso da faixa de pedestres no momento da travessia, entre outros pontos.

Orientadora de trânsito explica a pedestre importância de caminhar na pista adequada para proteger a vida. Foto: Kelvisson Monteiro/Detran

Na primeira semana de realização do projeto, a equipe do Detran esteve no Horto Florestal, Lago do Amor, Ipê e nas proximidades do Palácio Rio Branco, no centro da capital, alcançando aproximadamente duas mil pessoas.

Após realizar sua caminhada matinal, o autônomo Antônio Carlos de Oliveira foi orientado por um dos educadores do Detran e parabenizou a iniciativa. ‘‘Se a gente tivesse essa mente voltada para o preventivo, evitaria muitas situações piores; essa questão educacional é muito importante, a gente precisa ser orientado mesmo”, enfatizou.

Autônomo Antônio Carlos aprovou a atividade educativa. Foto: Kelvisson Monteiro/Detran

“Os pedestres e ciclistas são os mais vulneráveis no trânsito, por isso precisam ter atitudes que protejam a vida. Aqui no Parque Ipê, por exemplo, os pedestres devem utilizar as vias para pedestres, assim como o cliclista deve transitar na ciclovia e sempre utilizar os equipamentos de segurança, como capacete e joelheiras, além de ter atenção redobrada nos momentos de travessia’’, destaca a coordenadora de Educação do Detran, Cléia Machado.

O Detran nas Férias segue por todo o mês. Nas próximas semanas, a equipe de orientadores do Detran levará a ação educativa ao Horto Florestal, Parque Chico Mendes, Senadinho, Palácio, Novo Mercado Velho, Praça da República, Lago do Amor e Ipê, além de visitar o comércio do centro da capital.

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Educação realiza aula inaugural do curso magistério intercultural indígena

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Por meio do Departamento de Educação Escolar Indígena, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) realizou na manhã desta terça-feira, 21, a aula inaugural do curso de ensino médio no magistério intercultural para professores indígenas. A aula foi realizada na Escola Família Agrícola (EFA) Jean Pierre Mingan, localizada no km 9 do ramal Progresso, em Acrelândia.

Da aula inaugural participaram o secretário de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, o secretário adjunto de Ensino, Tião Flores; a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Elizete Machado; a representante da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas, Nedina Yawanawa, além de diversos chefes de departamentos da SEE.

O curso conta com a participação de professores indígenas de dez etnias, entre as quais Jaminawa, Huni-Kui, Manchineri, Madja, Kaxinawá e Asshaninka de diversos municípios como Jordão, Santa Rosa do Purus, Feijó, Tarauacá, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Assis Brasil, Manoel Urbano e Sena Madureira.

Curso de magistério intercultural terá a participação de 102 professores indígenas. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O curso de ensino médio de magistério intercultural será realizado em seis módulos, sendo o primeiro com a abertura nesta terça-feira, o qual irá perdurar até o dia 28 de fevereiro. Ao todo, 102 professores indígenas que possuem o ensino fundamental participarão da formação, que terá duração de três anos.

O secretário de Educação (SEE), Aberson Carvalho, destacou a importância da formação magisterial intercultural. “O desafio da educação indígena é muito grande e precisamos respeitar a cultura, a língua e devemos compreender que a ciência e o conhecimento tradicionais são importantes no dia-a-dia da sala de aula. Em breve estaremos formando todos esses profissionais, dando melhores condições à nossa educação indígena”, destacou.

De acordo com o professor Charles Falcão, chefe do Departamento de Educação Escolar Indígena, há uma lacuna muito grande na formação dos professores. “São professores que estão atuando, que tem o ensino fundamental e a gente precisa melhorar a qualidade do ensino”, disse.

Professores de dez etnias participaram do curso. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A presidente do CEE, Elizete Machado, destacou a importância do curso, informando que este é o segundo plano que chega para a aprovação no conselho. “A equipe do secretário buscou e hoje resultou neste curso de ensino médio, que prima pela qualidade do ensino e só quem vai ganhar é a própria comunidade indígena com professores capacitados”, disse.

A representante da Secretaria Extraordinária de Povos Indígenas, Nedina Yawanawa, também falou sobre a importância da formação dos professores. “Estamos felizes com essa retomada [da formação], pois é uma formação que muito almejamos e trata-se de um esforço conjunto e estamos felizes com o apoio da SEE”, afirmou.

O professor José Francisco Ferreira Lima, da aldeia Paz, da etnia Shawádawa, de Porto Walter, falou sobre a expectativa de realizar o curso. “Estamos com uma expectativa boa, porque estamos nos reencontrando, trazendo novas pessoas, e meu sonho é fazer uma faculdade de Educação Física”, disse.

Professor José Francisco quer fazer faculdade de Educação Física. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O professor Marcos Tadeu Pereira de Amorim, da aldeia São José, também da etnia Shawádawa de Porto Walter, também tem a expectativa que seja um bom curso. Ele tem como meta fazer uma faculdade de Matemática. “Esse curso é importante para a gente ter mais conhecimento e levar para os alunos”, frisou.

Durante a abertura da aula inaugural do curso de ensino médio no magistério intercultural, o professor Jessé Dantas, do Departamento de Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizou a entrega de certificados de ensino fundamental para diversos professores que realizaram exame de proeficiência no ano passado.

 

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