GERAL
Projeto que cria Política Nacional de Cuidados vai à sanção
GERAL

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (5) o Projeto de Lei 5.791/2019, que cria a Política Nacional de Cuidados. A proposta é garantir direitos e promover melhorias nas relações profissionais ou voluntárias de cuidado – inclusive nas relações familiares. A matéria segue para sanção presidencial.
O PL, que define “cuidado” como o trabalho necessário à reprodução diária da vida humana, da força de trabalho, da sociedade e da economia e à garantia do bem-estar de todas as pessoas, é oriundo da Câmara dos Deputados e foi analisado em regime de urgência após aprovação de requerimento.
Antes de ir ao Plenário, o texto foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos (CDH) na última quarta-feira (4).
Objetivos
Entre outros objetivos, a Política Nacional do Cuidados incentiva o setor privado a permitir a compatibilização entre o trabalho remunerado e as necessidades de cuidado (incluindo o autocuidado) e responsabilidades familiares.
Diretrizes
Entre as dez diretrizes da Política Nacional de Cuidados estão: participação da sociedade na elaboração das políticas públicas de cuidados e seu controle social; simultaneidade na oferta dos serviços para quem cuida e para quem é cuidado; descentralização dos serviços públicos ofertados relacionados ao cuidado; formação continuada e permanente nos temas de cuidados para servidores públicos e prestadores de serviços que atuem na rede de cuidados.
Prioridades
O público prioritário da Política Nacional de Cuidados são os trabalhadores do setor de cuidados, tanto os remunerados quanto os não remunerados. Além disso, ela coloca em foco os beneficiários das atividades de cuidado, principalmente crianças — em especial na primeira infância —, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.
O texto prevê a possibilidade de ampliação gradual do público prioritário, a depender das novas necessidades e demandas.
Responsabilidades
As ações deverão ser custeadas conjuntamente por União, estados e municípios, que compartilham o dever de observar a política de cuidados. Já as famílias, o setor privado e a sociedade como um todo possuem corresponsabilidade na sua implementação. Doações também serão uma forma de financiar as ações.
*Com informações da Agência Senado

GERAL
Brad Pitt conspira para levar Angelina Jolie à falência, diz site

(FOLHAPRESS) – Ainda em 2025, a Justiça deverá decidir quem entre Angelina Jolie e Brad Pitt se sairá vencedor de uma batalha a respeito de uma vinícola na França. E, segundo o Radar Online, apesar de Jolie se sentir exausta com a ação, Pitt conspiraria para levá-la à falência.
Segundo fontes, o ator, que atualmente pode ser visto no filme “F1”, não pensa em abrir mão da ação ou mesmo tirar o pé.
A propriedade, conhecida como Château Miraval, foi comprada de maneira conjunta em 2008. Entretanto, desde o divórcio, os dois disputavam o controle acionário da propriedade.
No ano passado, o tribunal de Luxemburgo deu uma decisão favorável ao ator, que argumentou que a atriz tentou vendeu a sua parte a um bilionário russo.
Pitt detinha 60% da propriedade, e Angelina 40%. Após o casamento, o ator teria cedido nominalmente 10% para a artista. Pitt ainda disse que o acordo era inválido, já que quando compraram, combinaram que nenhum dos dois iria vender a sua parte sem o consentimento.
Ele ainda argumenta que deveria manter o controle da propriedade, reavendo os 10% que cedeu à ex-mulher.
Essa disputa tem sido acompanhada pelos seis filhos que, com o andar do imbróglio, devem se manter afastados do pai. A ação poderá impactar financeiramente a vida dos herdeiros Maddox, 23, Pax, 21, Zahara, 20, Shiloh, 19, e os gêmeos Vivienne e Knox, 17.
Segundo a publicação, Jolie está cansada, estressada e emocionalmente exausta com o processo.
-
GERAL6 dias atrás
Apresentador de TV morre após ser agredido com uma furadeira
-
GERAL6 dias atrás
China envia aviões de guerra a Taiwan na véspera de exercício militar
-
GERAL6 dias atrás
Maior ‘Cápsula do Tempo do Mundo’ foi aberta e conteúdo surpreende
-
ACRE5 dias atrás
Deracre vistoria obras de alargamento e recuperação na AC-10, entre Rio Branco e Porto Acre
-
POLÍCIA6 dias atrás
Criminosos fazem ataque a tiros, matam um e ferem outro em Rio Branco
-
RIO BRANCO5 dias atrás
Construção avançada: Prefeitura realiza vistoria técnica das obras do Novo Mercado Elias Mansour
-
ESPORTES5 dias atrás
Arias fala sobre frustração com a eliminação do Fluminense
-
RIO BRANCO5 dias atrás
Prefeito de Rio Branco visita ramal do Caipora e destaca investimentos na zona rural de Rio Branco