Search
Close this search box.

MUNDO

Sem unanimidade, declaração da Celac condena tarifaço de Trump

Publicados

MUNDO


Com a discordância de três países, a declaração de líderes da Celac, Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, condenou a “imposição de medidas coercitivas unilaterais que restringem o comércio internacional.” A crítica não menciona, mas se refere à série de tarifas impostas a mais de 100 países pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O documento foi assinado por 30 países-membros da organização, menos Argentina, Nicarágua e Paraguai. A Declaração de Tegucigalpa foi assinada após a 9ª Cúpula da Celac, realizada na capital de Honduras nesta semana. Segundo os 30 signatários, a discordância dos três países se deu “por diferentes razões”, mas dizem respeitar e reconhecer a decisão.

O documento reforça a importância do multilateralismo, da soberania e da integridade territorial. Também defende que a Secretaria-Geral da ONU, a Organização das Nações Unidas, seja ocupada por um membro da América Latina, o que ocorreu somente uma vez, com o peruano Javier Cuéllar, até o início dos anos 90. O texto lembra ainda que o posto nunca foi ocupado por uma mulher.  

A Declaração de Tegucigalpa reafirma apoio ao Haiti nos esforços “para restabelecer um ambiente de segurança humana que permita a normalização da situação política, econômica e social”. O país caribenho vive uma crise econômica e política, intensificada com o assassinato do presidente Jovenel Moïse, em 2021. Enquanto não tem um novo líder eleito, a população haitiana sofre com a fome e a violência.  

Os 30 países signatários da Declaração de Tegucigalpa ainda reconheceram o trabalho de Honduras na presidência temporária da Celac e deram boas-vindas à Colômbia, que passa a presidir o bloco até o ano que vem.




Source link

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MUNDO

Giro Internacional: Daniel Noboa é reeleito presidente no Equador

Publicados

em


Equador

O presidente Daniel Noboa, do Equador, foi reeleito para mais quatro anos de mandato neste domingo (13). Na segunda-feira (14), a organização dos estados americanos referendou o resultado das urnas, que é contestado pela oposição. Noboa venceu a candidata de esquerda Luisa González em um segundo turno marcado por disputa acirrada. Noboa, que em 2023 se tornou o presidente mais jovem do país, disse que um novo mandato o permitirá controlar melhor a escalada do crime organizado e da violência no país.

Peru

O governo do Peru declarou luto nacional, nesta segunda-feira (14), em homenagem ao escritor Mario Vargas Llosa. Ele morreu nesse domingo 913), aos 89 anos, cercado pela família, em Lima, capital peruana. O funeral deve acontecer nos próximos dias. A obra de Vargas Llosa inclui mais de 30 romances, contos, ensaios e peças de teatro. Seus livros mais famosos incluem A cidade e os cães, Conversa na catedral e Travessuras da menina má. Em A guerra do fim do mundo, sobre o conflito de Canudos, o autor peruano se inspirou na obra Os sertões, do escritor brasileiro Euclides da Cunha.

Estados Unidos

A bordo de um foguete da Blue Origin, a estrela pop Katy Perry e outras cinco mulheres viajaram até a órbita do planeta, onde passaram um breve período sem gravidade, antes de retornar à Terra, em um voo que durou cerca de 11 minutos. Durante a viagem, Katy Perry cantou a música What a wonderful world, de Louis Armstrong. Esse foi o primeiro voo espacial só de mulheres desde que a cosmonauta soviética Calentina Tereshkova, fez um voo solo no espaço em 1963.

*Com informações da Agência Reuters

 




Source link

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

POLÍTICA AC

ACRE

POLÍCIA

202431

MAIS LIDAS DA SEMANA