POLÍTICA
Tanízio Sá cobra ação da prefeitura de Rio Branco sobre despejo de famílias vulneráveis e presta homenagem a Flaviano Melo
POLÍTICA
Parlamentar critica descaso do Executivo municipal e lamenta a morte do ex-governador, destacando seu legado político e social
Durante a sessão desta terça-feira (26) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Tanízio Sá (MDB) trouxe à pauta dois temas que marcaram o dia: a situação de famílias despejadas em Rio Branco e o falecimento do ex-governador Flaviano Melo.
Famílias vulneráveis abandonadas
O deputado relatou que, ao chegar na Aleac, se deparou com um grupo de trabalhadores e mães de família que foram despejados após uma reintegração de posse. O parlamentar denunciou a precariedade enfrentada pelas famílias, que incluem crianças vivendo em condições inadequadas em frente à Assembleia. “Recebi uma comissão, ouvi suas demandas e entrei em contato com o secretário e a Prefeitura. Mas a resposta foi que não era problema deles. Como assim, não é?”, questionou indignado.
O emedebista cobrou uma ação imediata do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, sugerindo a implementação de aluguel social e a inclusão dessas famílias em programas habitacionais. “O prefeito precisa agir. Essas pessoas não querem estar nessa situação. É urgente um cadastro social, a oferta de aluguel social e um lugar digno para essas famílias viverem. Onde estão as casas populares? Já estamos no quinto ano de mandato, e as pessoas continuam sem ter onde morar”, criticou.
Sá destacou ainda que a situação é um reflexo da falta de compromisso da gestão municipal com as demandas sociais. “Está na hora do prefeito cuidar do nosso povo. Essas famílias não estão pedindo luxo, apenas um lar para criar seus filhos com dignidade”, afirmou.
Homenagem a Flaviano Melo
Em um segundo momento, o parlamentar prestou homenagem póstuma ao ex-governador, senador, prefeito e deputado federal Flaviano Melo, falecido recentemente. Ele apresentou uma moção de pesar e destacou a trajetória de Melo, que deixou uma marca indelével na política acreana.
“Flaviano foi um homem público que dedicou sua vida ao Acre. Estava sendo tratado no melhor hospital do mundo, mas uma pneumonia grave levou nosso eterno líder”, lamentou. O deputado também enalteceu o governador do estado pela assistência prestada durante o traslado e o velório do ex-governador.
No entanto, não poupou críticas ao prefeito de Rio Branco, que, segundo ele, não demonstrou o devido respeito. “Nem na hora da morte o prefeito teve a humildade de prestar sua solidariedade. Flaviano prestou um serviço inigualável ao estado e à capital, algo que o atual gestor não chegou nem perto de fazer”, disparou.
Tanízio Sá encerrou sua fala reiterando suas condolências à família de Flaviano Melo, em especial à sua esposa, Luciana, e aos filhos, Leonardo e Marcelo. “O Acre perdeu um grande homem, mas seu legado permanece vivo na memória de todos nós”, concluiu.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Foto: Sérgio Vale
POLÍTICA
Com a presença do Acre, deputados elegem diretoria do colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas
O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga ( PSDB), participou na manhã desta quinta-feira (5), da eleição da nova diretoria do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil. O pleito aconteceu dentro da programação da 27ª Conferência da UNALE, que começou na última terça-feira, no Rio de Janeiro.
Desativado desde 2020, o Colegiado é formado exclusivamente por presidentes das 14 Casas Legislativas estaduais filiadas a UNALE. O órgão atua na defesa das prerrogativas, do fortalecimento e da ampliação dos direitos dos legisladores no país.
Em votação unânime, os deputados elegeram presidente, Bruno Peixoto, de Goiás, ficando Marcelo Santos, do Espírito Santo na vice-presidência e Alencar da Silveira, de Minas Gerais, na primeira secretaria.
A reunião foi coordenada pelo presidente da UNALE, Sérgio Aguiar (CE) com a presença da deputada carioca, Tia Jú, que será aclamada nova presidente da entidade.
Luiz Gonzaga ressaltou a relevância da reativação do colegiado para o fortalecimento e integração das casas legislativas, principalmente para a Amazônia.
“Teremos de volta uma entidade para representar de forma legítima, pautas que sozinho um presidente de uma Assembleia não tem força para levar adiante. A unanimidade na indicação do novo presidente mostra que o grupo está unido e fortalecido para retomar as discursões necessárias em defesa do legislativo dos estados. Parabenizo aqui a UNALE por oportunizar que esse colegiado voltasse a exercer suas atividades“, destacou Gonzaga.
A posse da nova diretoria do Colegiado vai acontecer em conjunto com a posse da UNALE, marcada para o dia 15 de janeiro de 2025, em Brasília.
Texto: Jairo Barbosa
Fotos: Ismael Medeiros
-
RIO BRANCO6 dias atrás
Novembro Azul, em Rio Branco, encerra atividades com foco na saúde masculina
-
POLÍCIA6 dias atrás
Polícia prende três suspeitos de homicídio e apreende materiais ilícitos em operação
-
ACRE7 dias atrás
Governo entrega viaturas para a segurança pública e anuncia novos investimentos
-
RIO BRANCO3 dias atrás
Prefeitura interdita, temporariamente, ruas no Centro para instalação da decoração natalina
-
COLUNISTAS7 dias atrás
A figura de Flaviano Melo na história do saneamento do Acre
-
RIO BRANCO3 dias atrás
Prefeito Tião Bocalom e senador Márcio Bittar fazem visita técnica nas obras do viaduto Mamedio Bittar
-
ACRE4 dias atrás
Governo vai reaplicar prova de candidatos da tarde na escola Djalma Teles; veja data
-
ACRE2 dias atrás
Valor da tarifas residenciais deve ter redução de mais de 4% em dezembro no Acre, anuncia Aneel