Search
Close this search box.

ACRE

Friale: “Acre pode ter friagem com temperaturas abaixo de 10°C na próxima semana”

Publicados

ACRE

Uma poderosa onda de frio polar atingirá o Acre com temperaturas que podem atingir menos que 13°C, na próxima semana, segundo o Portal O Tempo Aqui, do pesquisador e meteorologista, David Friale.

A famosa “Friagem”, como conhecida pelos acreanos, é confirmada para a terça-feira, 13 de junho e de acordo com o boletim, devido aos ventos intensos, a sensação térmica poderá ficar próxima de zero.

As características climáticas serão forte, poderosa, abrangente e duradoura, conforme indica a previsão divulgada na tarde desta quarta-feira, 07.

“Essa forte onda de frio será duradoura no Acre, devendo permanecer, com noites “geladas”, pelo menos até domingo, dia 18 de junho, porém, com muito sol e baixíssima umidade do ar a partir da próxima quinta-feira”, diz a publicação.

Friale ainda indica que na quarta-feira, 14, as baixas temperaturas poderão atingir até mesmo 10°C ou menos, em Rio Branco, o que será a mais intensa dos últimos 20 anos no mês de junho.

Ac24h

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ACRE

Em meio à crise no abastecimento, ETAs ainda não operam com 100% da capacidade na capital

Publicados

em

No Dia Mundial da Água, Rio Branco, capital acreana, ainda enfrenta resquícios de uma das piores crises hídricas já enfrentadas. Quase uma semana sem nenhum abastecimento de água pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) neste mês de março, afetando mais de 300 mil moradores. O motivo: problemas nas duas Estações de Tratamento de Água (ETAs I e II) que abastecem a cidade.

ac24horas apurou que o abastecimento de água pelas ETAs ainda não está operando com 100% de sua capacidade neste sábado (22). A expectativa do Saerb é que esse percentual atinja 95% nos próximos dias, segundo o presidente do órgão, Enoque Pereira.

O fornecimento de água foi impactado por problemas estruturais nas ETAs e pelo aumento do nível do Rio Acre, que ultrapassou a cota de transbordamento, arrastando a bomba flutuante da ETA I. Apesar disso, Pereira afirmou ao ac24horas que as ETAs estão mantendo uma vazão de 1.400 litros por segundo. Ele reconheceu, porém, que a normalização total do abastecimento depende da chegada de novas bombas.

“Estamos enfrentando dificuldades para retomar a normalidade total, pois perdemos cinco bombas com cinco motores. Ainda temos limitações, mas novas bombas e motores já estão a caminho. Teremos um conjunto de equipamentos que permitirá atender plenamente a demanda da cidade”, explicou.

 

Recuperação das bombas e aumento da vazão

O presidente do Saerb revelou que a autarquia já iniciou a recuperação de motores e bombas dos reservatórios, adequando-os à atual realidade de consumo da capital. “Até pouco tempo, os equipamentos eram subdimensionados. Há 20 anos, eles atendiam a demanda, mas hoje já não são suficientes. Estamos trabalhando para corrigir isso”, afirmou.

A previsão é que a vazão de água alcance entre 1.530 e 1.550 litros por segundo ainda neste sábado, com a possibilidade de chegar a 1.600 litros por segundo na próxima semana. “Nossa meta é aumentar a vazão para 1.530 ou 1.550 litros por segundo já neste sábado. Se tudo ocorrer como planejado, até quarta-feira devemos atingir 1.600 litros por segundo, garantindo o abastecimento normal da cidade”, declarou Pereira.

Canal para reclamações

O presidente do Saerb também pediu o apoio da população para que comunique o órgão sobre problemas de falta de água. Ele disponibilizou um canal de atendimento via WhatsApp para registrar ocorrências. “Peço que qualquer reclamação sobre falta de água seja encaminhada ao nosso WhatsApp: (68) 3212-7438. Nossa equipe está pronta para verificar e solucionar os problemas”, concluiu.

Ac24h

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

RIO BRANCO

POLÍTICA AC

ACRE

POLÍCIA

194027

MAIS LIDAS DA SEMANA