Ministério Publico
Ministério Público requisita abertura de inquérito para apurar possível crime de xenofobia praticado por estudante
Ministério Publico

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania, instaurou uma notícia de fato criminal e requisitou a abertura de inquérito policial para apurar os fatos, amplamente divulgados na imprensa local, sobre comentários discriminatórios e preconceituosos em razão de origem feitos por uma estudante de Medicina na rede social “X”.
A Promotoria mencionou que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) passou a considerar como crime de racismo os atos que discriminam brasileiros em virtude de sua origem nacional. Previsto na Lei Nº 9.459/97, enquadra aqueles que possam praticar, induzir, incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
“O objetivo da instauração do inquérito policial é apurar quais foram as circunstâncias que essa pessoa praticou esses xingamentos contra os acreanos, e quais foram as motivações, as circunstâncias e as condições que ela praticou a fala, além de apurar se configura crime de xenofobia” destacou o promotor de Justiça Thalles Ferreira.
O MPAC solicita que o inquérito policial seja instaurado no prazo improrrogável de até dez dias.
Agência de Notícias do MPAC

Ministério Publico
MPAC atinge índice de 100% em transparência pública e conquista Selo Diamante da Atricon

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) conquistou, mais uma vez, o Selo Diamante de Qualidade em Transparência Pública, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Com a nova avaliação do Radar da Transparência, o MPAC se mantém como a única instituição do Acre a alcançar o selo, que representa a mais alta classificação em transparência pública.
No ano passado, o Ministério Público acreano havia saltado de um índice de 53% para 98,44%, e neste ano alcançou o índice máximo de 100%. Entre os Ministérios Públicos estaduais, o MPAC está entre as três unidades que atingiram o nível máximo de transparência, ao lado do MPPI e do MPGO.
O Radar da Transparência Pública tem como critério principal a transparência ativa, ou seja, aquela em que os dados são disponibilizados de forma espontânea no portal da instituição, independentemente de solicitação. Os portais analisados foram categorizados como Diamante, Ouro, Prata, Intermediário, Básico, Inicial ou Inexistente. O Selo Diamante é atribuído a órgãos que atingem uma nota acima de 95%.
Na página da iniciativa, é possível consultar os itens de transparência atendidos ou não em cada site institucional, como, por exemplo, se há a divulgação de dados de receita, despesa e folha de pagamento. É possível, ainda, acessar o índice de transparência por estado, por faixa populacional, poder, esfera, além de outros recortes.
O procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, ressaltou que a conquista é um reflexo do comprometimento do MPAC com a excelência e a integridade em todos os aspectos de sua atuação. Ele agradeceu aos esforços do Comitê Gestor do Portal, sob a coordenação do promotor de Justiça Romeu Cordoeiro, bem como aos diferentes setores que contribuíram para o constante aperfeiçoamento da transparência institucional, incluindo a Secretaria-Geral e as Diretorias de Administração, Finanças, Gestão com Pessoas, Controle Interno, Planejamento e Comunicação.
“Pela segunda vez consecutiva, somos agraciados com o Selo Diamante da Atricon, agora com a pontuação máxima de 100%. Esse reconhecimento é, para nós, motivo de grande orgulho, pois reflete nosso compromisso com a transparência e a boa gestão pública. Esse resultado é fruto do empenho de uma equipe dedicada, que trabalha de forma sistemática e integrada para fortalecer e ampliar a confiança da população em nossos serviços. Seguiremos trabalhando com afinco para que o MPAC seja, cada vez mais, um modelo de transparência, respeito e dedicação à sociedade”, disse.
O promotor de Justiça Romeu Cordoeiro, que preside o Comitê Gestor do Portal do MPAC, também comemorou a conquista, destacando que ela renova o compromisso da instituição com a transparência pública: “Com muito orgulho, renovamos perante a Atricon nossa certificação Selo Diamante, com índice de 100% de transparência. Sem dúvida, um grande marco da atual gestão”.
Ao todo, foram avaliados 7.370 portais de todo o Brasil. A região Norte foi a que mais recebeu certificados Diamante (223).
Agência de Notícias do MPAC
Fonte: Ministério Publico – AC
-
COLUNISTAS7 dias atrás
Passeio em Orlando
-
POLÍTICA6 dias atrás
Afonso Fernandes alerta sobre riscos do Acre virar “corredor de exportação” e critica precariedade da BR-317
-
POLÍTICA6 dias atrás
“Não podemos colocá-los na rua sem planejamento” – Assembleia Legislativa do Estado do Acre
-
POLÍCIA5 dias atrás
Polícia Civil deflagra ‘Operação Disciplina’ e prende lideranças de facção criminosa por homicídio ocorrido em 2017
-
POLÍCIA7 dias atrás
Diarista morre após perder o controle da moto, derrubar portão de residência e quebrar o pescoço no muro da casa
-
POLÍTICA6 dias atrás
Alunos da Escola Clícia Gadelha visitam Aleac e conhecem um pouco sobre a rotina do legislativo – Assembleia Legislativa do Estado do Acre
-
MUNDO6 dias atrás
Sem unanimidade, declaração da Celac condena tarifaço de Trump
-
MUNDO6 dias atrás
Guerra tarifária norte-americana gera incertezas na economia mundial